CIIR promove a Colônia de Férias inclusiva aos seus reabilitandos
Férias escolares é sinônimo de Colônia de Férias. Pensando nisso, desde 2019, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, proporciona aos seus reabilitandos assistidos, um ambiente de diversão, socialização e interatividade por meio de atividades ao ar livre nos intervalos das terapias.
Iniciou nesta terça-feira (11), a Colônia de Férias Inclusiva do CIIR e, a cada dia, em dois turnos, os participantes têm diversas opções de lazer dentro da instituição. Para quem gosta de movimentação, o cronograma proporciona leitura dinâmica com circuito de esportes, oficina de pipa, banho em mangueira e brincadeiras livres.
“Para o usuário que é mais quieto, temos um Cinema em Férias, que é realizado no auditório com filmes infantis”, detalha Hérica Fernandes, supervisora do setor de Arte e Cultura, organizador do evento.
Segundo a profissional, a Colônia de Férias “tem o objetivo de integrar não somente os reabiliantos, mas sim, toda a comunidade assistida pela instituição, inserindo os acompanhantes e colaboradores. Essa é a inclusão que o CIIR pretende. Na próxima semana, os profissionais, em seus respectivos horários de intervalo, irão participar das atividades na Colônia”.
Em 2023, o evento tem o intuito de unir as atividades de leitura com as de recreação trazendo o tema: jogando com a temática esportiva. “Entre as atividades, propomos o circuito da leitura que é justamente ler uma história ao grupo participante e, em seguida, realizar a atividade recreativa de forma expressa, por exemplo, se for um conto com narrativa de um jogo de futebol, vamos na prática realizar essa partida”.
Um dos participantes da Colônia desta terça foi o reabilitando, Benjamim Mendes, de 11 anos, diagnosticado com a síndrome 49 XXXXY (uma aneuploidia do cromossoma sexual, com três cromossomas X a mais, extremamente rara) que se divertiu ao lado do pai, Emerson Mendes, de 35 anos.
Benjamim Mendes participa do basquete inclusivo junto com o pai“Ver a alegria estampada no rosto do meu filho em participar, interagir com as outras crianças, é fantástico. O CIIR em nossas vidas é sensacional, porque fora daqui, é difícil o Benjamim se divertir porque não vejo inclusão. Aqui, ele brinca, quer participar de tudo. Também, acaba sendo uma terapia para ele essa participação nas atividades em paralelo aos atendimentos. Foge um pouco do cotidiano e o estimula ao controle de tronco, coordenação motora, o andar, que acaba complementando com os trabalhos da terapia”, pontua.
Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.