Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

TerPaz Itinerante conclui mais um curso de gastronomia no bairro da Pratinha

Durante o encerramento, os alunos foram certificados e aproveitaram para fazer uma degustação dos bolos preparados

Por Aline Seabra (HEMOPA)
07/07/2023 20h43

Na tarde de sexta-feira (07), mais uma turma concluiu o curso de Gastronomia na carreta itinerante 'TerPaz, Formação Profissional', no bairro da Pratinha, em Belém. O curso, que é uma iniciativa realizada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), começou no início desta semana e encerrou nesta sexta-feira (7), com a entrega da certificação e uma pequena comemoração com degustação das receitas. 

O objetivo do curso é facilitar o acesso à formação profissional gastronômica, oferecendo qualificação aos jovens e adultos, moradores de outras regiões de abrangência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), visando à entrada, ou ao retorno, ao mercado de trabalho, por meio de cursos itinerantes.

"O TerPaz Itinerante é um projeto fundamental para levar formação profissional às comunidades. Ao realizar o curso de gastronomia na Pratinha, estamos permitindo que os moradores tenham acesso a qualificação e possam entrar no mercado de trabalho. A iniciativa visa não apenas ensinar habilidades culinárias, mas também promover o desenvolvimento econômico local. É gratificante ver a participação e o interesse dos alunos, e seguiremos levando essa oportunidade para outras regiões, transformando vidas e impulsionando o empreendedorismo", ressaltou o titular da Seac. 

Jorge Vaz, Coordenador de Emprego e Renda da Seac.jpgSegundo o Coordenador de Emprego e Renda da Seac, Jorge Vaz, o curso atende a uma demanda significativa na comunidade. "Identificamos que muitas mães, avós e chefes de família conseguem trazer renda para casa através da produção de alimentos. No entanto, a falta de uma certificação muitas vezes impede o reconhecimento desse trabalho. Por isso, trouxemos este curso de doces e salgados, após uma pesquisa apontar essa necessidade. Hoje, nos alegramos em certificar todos eles. Além disso, planejamos retornar em agosto com um circuito gastronômico, incluindo cursos de panificação e outras especialidades", explicou Vaz. 

Gyselle Monteiro, instrutora de gastronomia do Senar, ressaltou a abordagem do curso. "Começamos com o programa de bolos e doces e, em seguida, faremos o de panificação, que inclui salgados. Nesta semana, trabalhamos com massas de bolos, biscoitos e diferentes tipos de recheios e coberturas. Foi muito produtivo, com as participantes compartilhando experiências. Algumas já tinham conhecimentos em confeitaria, o que enriqueceu ainda mais o aprendizado. Além do valor social, a formação é importante para o lado profissional das alunas, muitas delas com interesse em abrir seus próprios negócios ou aprimorar suas habilidades", afirmou Gyselle.

Gyselle Monteiro, instrutora do SenarA cozinheira, Claudia Costa de Aviz demonstrou sua satisfação com o curso. "Achei excelente porque eu não sabia fazer doces e vim para aprender. Meu foco sempre foi a comida, mas agora quero me especializar nessa área também, para poder trabalhar e ganhar dinheiro. Atualmente, trabalho em um buffet", compartilhou a moradora do bairro.

Claudia Costa Aviz, cozinheira e aluna do cursoEduardo Barbosa, que é chapista, destacou a importância do aprendizado para a comunidade local. "Foi uma experiência valiosa, na qual aprendemos muitas coisas. Esta região realmente precisava de uma oportunidade como essa para atrair mais pessoas ao mercado de trabalho. Colocaremos em prática o que aprendemos e tenho certeza de que, futuramente, nos tornaremos empresários e proprietários de empresas. É muito bom ver essa oportunidade chegando até nós, moradores da Pratinha", afirmou Eduardo.