Técnicos e gestores do SUAS da Região do Marajó recebem capacitação
Programa busca aperfeiçoar os serviços e ações desenvolvidas por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza entre os dias 03 à 06 de julho mais uma capacitação “Operadores do SUAS”. A região do Marajó, com 13 municípios e 70 inscritos, é a que está recebendo o aperfeiçoamento, com certificação de 20 horas.
O programa de capacitação introdutória do Operadores SUAS busca aperfeiçoar os serviços e ações desenvolvidas por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), buscando melhorias na prestação dos serviços realizados por meio dos municípios. A capacitação acontece na escola Estadual Visconde de Souza Franco, em Belém.
‘Nossa responsabilidade é melhorar, cada vez mais, os atendimentos dos operadores do SUAS. Esta é uma ação importantíssima para o atendimento mais humano”, enfatizou o secretário adjunto de Trabalho Emprego e Renda, Miriquinho Batista.
Instituído pelo Governo do Estado e executado pela Seaster, o programa de capacitação utiliza princípios da Política Nacional de Educação Permanente e se estende a todos os trabalhadores, gestores e conselheiros do SUAS com o objetivo de produzir, analisar e disseminar conhecimentos para subsidiar a qualidade dos servidores na execução da Política de Assistência Social.
“A nossa equipe técnica está nas salas de aula trabalhando questões de melhoria das políticas sociais, aqui é um processo de troca, onde trabalhamos a necessidade específica da região do Marajó dentro da assistência social. Vamos discutir conceitos dentro da realidade. Como um determinado conceito está sendo aplicado e quais suas dificuldades para que aconteça. Buscamos melhorias no atendimento para que o público alvo tenha seus direitos garantidos”, explicou Léa Oliveira, coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente no SUAS, sobre a importância da educação permanente dentro da política de assistência enquanto valorização dos processos de trabalho e suas especificidades.
“É a primeira vez que participo dos 'operadores SUAS'. No município de Ponta de Pedras temos demandas de solicitação de abrigos e não tínhamos o conhecimento técnico de como atuar em situações de alta complexidade. O curso chegou em uma boa hora”, relatou Leide Ribeiro técnica de referência na assistência social do Cadastro único no município de Ponta de Pedras.
“Esta é uma capacitação introdutória de 20 horas, voltada para a Região do Marajó, com 13 municípios, temos técnicos e gestores divididas em cinco turmas; Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Vigilância Socioassistencial e Gestão do Trabalho e Educação Permanente. Este ano já capacitamos Capim, Tocantins e agora Marajó, ainda vamos atender Caeté e Lago Tucuruí. Fecharemos, ainda este ano, as 12 regiões do Estado do Pará”, explicou Andréia Lisboa, gerente de Educação Permanente.
Por Jully Rocha