Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) forma I turma do projeto 'Cozinha Escola'
Iniciativa beneficiou moradoras de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, com o ensino de técnicas de aproveitamento de alimentos
A primeira turma do projeto "Cozinha Escola" do governo do Estado, por meio da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), concluiu, nesta quinta-feira (30), o curso "Cidadania no Prato". Trinta alunas moradoras do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, aprenderam técnicas de aproveitamento de alimentos, desenvolvendo receitas à base de cascas, talos e sementes. O curso foi ministrado na Associação Papa João XXIII, uma entidade assistencial do município.
O “Cozinha Escola”, cujo slogan é "Educar para Alimentar", é desenvolvido em parceria com a Fadesp (Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), com o objetivo, entre outros, de levar capacitação em gastronomia sobre o aproveitamento integral dos alimentos, com boas práticas na manipulação dos produtos e de educação ambiental.
A massoterapeuta Vera Maia, 56 anos, considerou o curso como um serviço de utilidade à comunidade. "Aprendi muito e adquiri muitas experiências que serão úteis na minha profissão. Tenho certeza que as demais alunas também irão tirar bastante proveito desse conteúdo", disse.
Para a dona de casa, Josefa Djanira Santos, 71 anos, o curso foi uma oportunidade de novos aprendizados. "A gente ficou conhecendo muitas coisas que não sabíamos, e agora passaremos a aproveitar os alimentos, dando a eles uma destinação adequada, correta e nutritiva", declarou.
Segundo Nancy Fernandes, coordenadora do projeto, a ideia é levar os cursos às comunidades da Região Metropolitana e outras cidades próximas. "A Ceasa estará levando as capacitações para as comunidades, no intuito de que as pessoas se conscientizem sobre a importância da sustentabilidade. Os alimentos precisam ser melhor aproveitados, pois muitas vezes descartamos a maioria dos seus nutrientes", explica.
O presidente da Ceasa, Raimundo Santos Júnior, falou da alegria de assegurar mais um projeto voltado ao bem-estar social. "Hoje estamos formando a turma pioneira do Cozinha Escola, motivo de muita alegria e orgulho para todos nós que fazemos a Centrais de Abastecimento do Pará. Em breve, muitas outras virão em outros bairros e locais. É nesse sentido que o Governo do Estado vem trabalhando, em prol de construir uma sociedade melhor, com menos desperdício e mais cidadania. Na Ceasa, nosso empenho tem sido diário no sentido de diminuir a fome, melhorar o meio ambiente e transformar positivamente a vida das pessoas", ressaltou o gestor.
A cerimônia de encerramento do primeiro curso elaborado pela equipe técnica, formada por pedagogos, gastrólogos e nutricionistas, entre outros profissionais, inclui degustação, entrega de certificados e exposição do material produzido durante as aulas.
A turma aprendeu a elaboração de cardápios e recebeu, além das aulas práticas de culinária sustentável, palestras sobre empreendedorismo, visando dar às concluintes alternativas de geração de trabalho e renda.
Outras comunidades da Região Metropolitana de Belém receberão os cursos do projeto “Cozinha Escola” da Ceasa, seguindo calendário elaborado pela coordenação.