População de Monte Alegre aprova presença do Centro de Governo no município
O Centro de Governo do Baixo Amazonas iniciou uma série de reuniões em municípios da região para ouvir demandas, informar sobre o trabalho que o Estado vem realizando e envolver a população, autoridades políticas, instituições públicas, iniciativa privada e a sociedade civil no modelo de governança compartilhada, para juntos buscar a solução de conflitos e problemas.
A primeira reunião foi realizada na noite desta segunda-feira (16), no município de Monte Alegre, no auditório da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA), e contou com a presença de toda a equipe do Centro de Governo - o secretário regional, Olavo das Neves, e os coordenadores Gilberto Aguiar (Segurança Pública); Rodrigo Branco (Infraestrutura e Logística); Gustavo Hamoy (Desenvolvimento e Incentivo à Produção); Irene Escher (Educação); Zuíla Wanghon (Assistência Social) e Osmarina Pires (respondendo pela pasta de Saúde).
Com 56.391 habitantes, segundo levantamento demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Monte Alegre encontra-se à margem esquerda do Rio Amazonas, cercada de ladeiras, mirantes e uma paisagem composta por serras, lagos e rios. O município é famoso pelo potencial arqueológico evidenciado pela arte rupestre. Ao todo são 19 sítios arqueológicos localizados no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema).
O Estado impulsionou o desenvolvimento de Monte Alegre por meio de importantes obras, entre elas a pavimentação de 86 km da PA-255. A Rodovia é a primeira estrada da região conhecida por Calha Norte a ser totalmente pavimentada, ligando a sede do município ao distrito portuário de Santana do Tapará, em Santarém.
Para o coordenador da EETEPA, professor Jaime Teles, a instalação e a presença de um Centro de Governo - autônomo e independente - é importante para a aproximação dos municípios. "O interior sempre ficou muito distante do governo central, por conta da logística em si. Isso tem dificultado muito o andamento de nossas demandas. O que aconteceu hoje aqui foi muito importante para que a gente, através da união e da força, possa avançar mais. É isso que eu defendo enquanto educador e gestor".
Representantes da classe política de Monte Alegre lembraram que a implantação do Centro de Governo foi um grande passo dado pelo Governo do Estado. "Eu acredito que vai melhorar muitos aspectos de nossa região, principalmente na nossa economia, visto que Monte Alegre tem grande representatividade na produção pecuária, principalmente", vislumbra o vereador João Branco (PDT).
Buscar formas para o desenvolvimento responsável e com sustentabilidade foram pontos importantes da reunião. Por conta da recessão que o país atravessa, muitos municípios foram prejudicados. A perspectiva apresentada pelo Centro Regional de Governo à classe produtiva foi a união em torno de demandas coletivas.
Para o presidente do Sindicato Rural de Monte Alegre, Valdemar Hutim, a integração entre os municípios é fundamental. "Integração essa que vai propiciar bons resultados aos municípios e a toda população", lembrou.
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp), Jesiel Andrade, admitiu que a iniciativa do Governo é louvável, tendo em vista a descentralização do poder. "Essa iniciativa de sair da capital e trazer o Governo para o interior é algo de suma importância para que possamos começar a ter um desenvolvimento real. Só temos a ganhar", disse.
As reuniões do Centro de Governo continuam nesta terça (17), no município de Alenquer e na quarta-feira (18), no município de Curuá.