Centro de Governo trata sobre demandas apresentadas pela população de Alenquer
Instituições, entidades, iniciativa privada e a sociedade civil de Alenquer, município com 55.246 habitantes segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), participaram na noite desta terça-feira (17) de reunião com a equipe do Centro de Governo do Baixo Amazonas, que apresentou a nova estrutura administrativa do Estado e o modelo de governança compartilhada, que garante maior autonomia e poder de decisão aos municípios da região e, também, conheceu as demandas da região.
O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura. Aos presentes, a equipe do Centro de Governo, formada pelo secretário Olavo das Neves e os coordenadores Zuíla Wanghon (Assistência Social); Irene Escher (Educação); Osmarina Pires (respondendo pela pasta de Saúde); Gilberto Aguiar (Segurança Pública) e Rodrigo Branco (Infraestrutura e Logística) e Gustavo Hamoy (de Desenvolvimento e Incentivo à Produção), apresentou o que é essa estrutura administrativa.
Para representantes da iniciativa privada, a reunião serviu para que o Centro pudesse conhecer mais a realidade local. "Nosso município está precisando de muitas e muitas reformas em vários setores", disse o empresário Claudinei Reis.
O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Alberto Freire, ressaltou que o contato com o Centro de Governo representou o marco inicial para que o município possa utilizar com mais frequência esse novo equipamento. "A presença do Estado em nosso município foi de grande valia porque tivemos a oportunidade de discutir e pontuar os maiores problemas que Alenquer enfrenta e apontar ao Estado os que podem ser resolvidos, por meio da união entre munícipes e governo local", analisa o presidente do legislativo.
O prefeito de Alenquer, Juraci Estêvão, afirmou que a presença do Estado mais próximo dos municípios é um avanço jamais visto na região, principalmente referente às diretrizes em relação às políticas públicas. "A equipe do Centro de Governo nos dá cada vez mais alento, trazendo o Estado cada vez mais perto do nosso município e isso para nós é um avanço inigualável, principalmente em relação às políticas públicas existentes em nosso município, que com certeza serão alavancadas, fortalecidas, em função do trabalho em equipe com governo municipal e sociedade organizada", disse o prefeito.
O secretário regional de Governo, Olavo das Neves, observou que o Estado mais próximo do cidadão permite projetar novas perspectivas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento socioeconômico e à geração de emprego e renda. "O que nos chamou muita atenção é a dependência que o município tem da política de transferência de renda, sendo que aproximadamente 70% de nossa população é dependente deste sistema. Nós precisamos pensar em produção, em geração de emprego e renda para que possamos destravar a economia. Isso é um processo de encadeamento não somente de responsabilidade do Governo Federal, do Governo Estadual ou do Governo Municipal, isso é um processo de cooperação de todos esses entes, com a sociedade. O trabalho que está sendo desenvolvido é buscar esse grupo qualificado, que não passa apenas por produção, mas, também, saúde, educação e outros setores", explica o secretário.