São José Liberto é referência cultural, turística e do patrimônio arquitetônico de Belém
O Espaço São José Liberto, situado na Praça Amazonas, Bairro do Jurunas, é uma referência cultural, turística e do patrimônio arquitetônico de Belém. O local abriga o Jardim da Liberdade, a cela Memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais, a Casa do Artesão, o anfiteatro Coliseu das Artes e o Museu de Gemas do Pará. O espaço é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
A visitação é gratuita, aberta ao público de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados de 10h às 14h. Ainda no espaço, o público pode apreciar também o ensaio musical aberto do Grupo Quorum, que acontece todos os sábados, de 10h às 12h, na Capela São José, sob a regência de Sérgio Lobato. No repertório musical, o público vai conferir canções eruditas, barrocas, popular, rock, valsas, pop e outras. Com mais de 20 anos de criação o Grupo Quorum, faz a união de estilos musicais popular e erudito com sonoridade única no Norte da Amazônia.
Com capacidade para 43 pessoas, na capela são celebradas as missas organizadas pela comunidade local, além de shows musicais, lançamentos de livros e outros.
Jardim Liberdade - O jardim gemológico, localizado na área central, é considerado o único museu a céu aberto do Brasil. O espaço em formato de mandala, reúne cristais, ametistas, citrinos e o exuberante quartzo rosa, cercados por fonte de água e ornamentado com plantas.
Museu de Gemas - Representa a riqueza mineral do território paraense. No acervo há mais de 4 mil peças, distribuídas em cinco salas, com exposição de cerâmica arqueológica marajoara e tapajônica, muiraquitãs milenares, gemas, tronco fossilizado e outros.
Casa do Artesão – O ambiente é voltado para comercialização colaborativa do artesanato paraense, com exposição de peças com traços marajoaras, trabalhados de modo cuidadoso e bem detalhado. As peças são oriundas de diversas regiões do Estado e utilizadas como ferramenta de geração de renda para os artesãos.
Cela Cinzeiro - Abriga a memória do tempo do presídio, com acervo de objetos usados pelos presidiários,além de recortes de jornal que noticia a rebelião ocorrida em 1998. A cela era utilizada como espaço de isolamento de detentos.
Espaço Moda – O espaço tem como propósito a consolidação da cadeia de criação e produção dos microempresários na fabricação de vestuários, com peças temáticas inspiradas em ícones da cidade de Belém, tecidos biodegradáveis, reutilização criativa com a integração de matéria-prima amazônica.
Anfiteatro Coliseu das Artes - Com capacidade para 600 pessoas, o local funciona para realizações de apresentações culturais, desfile de joias, grupos folclóricos, teatro, exposições de lazer e outros.
O prédio principal, datado de 1749, foi erguido pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para ser o Convento de São José. Funcionou também como depósito de pólvora, quartel, olaria, hospital e presídio.
Serviço - O Espaço São José Liberto é um espaço turístico, cultural e de economia criativa, e abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o Anfiteatro Coliseu das Artes, Espaço Gourmet, o Espaço Moda e lojas de joias. O espaço foi criado para comercialização de produtos genuinamente paraenses.
Horário - O ESJL funciona de terça-feira a sábado, de 10h às 18h, e aos domingos e feriados, das 10h às 14h. O agendamento de eventos no ESJL pode ser realizado, por meio do e-mail esjl@sedeme.pa.gov.br.