Técnicos pedagógicos da rede estadual concluem curso promovido pela Seduc
Processo teve a proposta de formar e instruir técnicos para realizar rotinas de acompanhamento pedagógico-administrativo em escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), concluiu nesta quinta-feira (22), no Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém, o curso ''Formação de Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAP) - Região Metropolitana'', voltado para tutores pedagógicos da rede estadual de ensino.
O processo formativo foi realizado com a proposta de formar e instruir técnicos para realizar rotinas de acompanhamento pedagógico-administrativo em escolas da rede estadual para mobilizar, apoiar e orientar as unidades em relação a práticas capazes de promover a recomposição de aprendizagem dos estudantes.
Coordenadora da formação, Beatriz Morrone, da Saeb, finalizou os trabalhos destacando importância do encontro para a melhoria na qualidade de ensino. ''Os três dias de evento reuniram técnicos da Região Metropolitana de Belém para discutir nossa política de acompanhamento pedagógico das escolas. Esse trabalho já acontece, ele precisa ser potencializado, estruturado e sistematizado, de modo que ele chegue com ainda mais qualidade e rotina às escolas da nossa rede. Então, discutimos quais vão ser esses procedimentos que vão se estabelecer na regional para chegar às escolas e conseguir apoiar as nossas equipes escolares, a nossa equipe de gestores e os nossos professores, e garantir os direitos de aprendizagem a todos os estudantes”, ressaltou ela.
A técnica pedagógica da Diretoria Regional de Ensino Belém 08, Elaine Mércia, enfatizou a importância do encontro para o processo de formação e melhoramento das metas educacionais no Estado.
''Foi um momento de muito aprendizado, em que a gente pode entrar em contato com pessoas que trazem experiências de fora, pessoas que também respeitam as nossas experiências e puderam nos dar a oportunidade de falar um pouco do que a gente vive na escola. Então a gente tem hoje aqui a grande meta de melhorar os nossos índices na educação, de melhorar as proficiências, de trabalhar muito bem essa questão do fluxo de aprendizagem, mas pra que isso realmente aconteça, é preciso que a transformação ocorra dentro de cada um de nós. Cada educador, cada diretor, cada gestor pedagógico, cada professor e por fim chegar ali nos nossos alunos”, destacou ela.
Para Cláudia Elisa Gomes, técnica pedagógica da Diretoria Regional de Ensino 06, o curso foi satisfatório na medida em que a Secretaria de Estado de Educação proporcionou a participação dos docentes nas discussões.
“Com o encontro podemos focar mais na questão do acompanhamento das escolas, junto à gestão, pra gente poder mobilizar para essa recomposição da aprendizagem. Então isso, para nossa formação, pro nosso trabalho, é muito importante esse apoio da Secretaria de Educação, através do nosso secretário Rossieli. Essa formação foi de muita importância, porque nós pudemos rever coisas que já fazíamos, e refazer de uma forma mais moderna e diferente. Vamos intensificar as visitas nas escolas junto aos gestores. Acho que isso é de suma importância, para que a gente alcance os nossos objetivos, que é melhorar o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Estado do Pará'', disse ela.
Material didático - O curso foi realizado com base no material didático do “Prepara”, que é composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e viabiliza a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.
Disponibilizado para as 898 escolas da rede estadual de ensino, cada disciplina terá dois volumes, sendo que o primeiro deve ser utilizado no período de maio a agosto, e o segundo volume, de agosto a outubro. Estão sendo entregues também exemplares impressos para os professores, com respostas e comentários que podem auxiliar no planejamento e na execução das atividades em sala de aula.
Ao longo de 2023, serão aplicadas avaliações e atividades de verificação da aprendizagem para informar às equipes gestora e docente das escolas e aos técnicos da regional e do nível central da Seduc como cada escola, turma e estudante está avançando no processo de ensino e aprendizagem. Com esses dados em mãos, professores e gestores escolares conseguem planejar aulas, atividades e intervenções com ainda mais intencionalidade e assertividade, garantindo o desenvolvimento de habilidades por todos os estudantes. As informações também permitem que as regionais e o nível central implementem ações de apoio mais alinhadas às necessidades reais das escolas.
O encontro começou na última terça-feira (20), e neste primeiro momento, estiveram presentes os técnicos da Região Metropolitana de Belém. A etapa seguinte contará com técnicos dos outros municípios do Estado.
Texto: Clayton Santos/Ascom Seduc