Seduc oferece curso de educação ambiental para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares
Carga horária é de 40 horas semanais. Os profissionais da rede estadual já podem se inscrever gratuitamente na formação até o dia 7 de julho
Como parte da ações da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, lançada pelo Governo do Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferece o curso ''Educação Ambiental: práticas para sustentabilidade na Amazônia paraense'', voltado para professores, coordenadores pedagógicos, e gestores escolares. Os profissionais da rede estadual já podem se inscrever gratuitamente na formação até o dia 7 de julho, por meio da plataforma Avacefor.
Ministrado pelo Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Pará (Cefor), da Seduc, o curso tem como objetivo criar espaços para discussão e sensibilização entre os educadores sobre práticas voltadas à educação ambiental, a partir do contexto amazônico, considerando a diversidade dos espaços, territórios, culturas e identidades.
''De forma prática, a iniciativa visa oferecer formação continuada para promover a sensibilização acerca da educação ambiental, capacitar os profissionais e ampliar as possibilidades para a elaboração de projetos nas escolas, já que as ações estão previstas na Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Assim, cada vez mais iremos fortalecer nossos saberes e nossa identidade amazônica na rede de educadores do Pará”, destaca o professor Augusto Paes, diretor do Cefor.
Com carga horária de 40 horas semanais, o curso será voltado para professores(as), coordenadores (as) pedagógicos e gestores escolares da rede estadual, e está organizado em quatro percursos formativos.
''A importância do curso é trazer essa discussão para sociedade sobre a importância da educação ambiental, desde as séries iniciais, passando pelo ensino fundamental até chegar ao ensino médio. É um tema muito importante, em todos os contextos, principalmente porque agora a capital do Pará assume a condição de sede do maior evento do clima do planeta, a COP30. Nós precisamos cada vez mais rever nossos conceitos, nossas posturas, em relação ao meio ambiente, e o curso traz justamente essa discussão, de como trabalhar esse conceito dentro da escola ou potencializar de que forma ele já ocorre com suas diversas ações na rede estadual'', ressalta o professor Mauro Tavares, que será um dos ministrantes do curso.
Ações - Lançada no começo de junho pela Seduc, a partir de seis eixos temáticos, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima ofertará o componente curricular sobre o tema, de forma obrigatória, e contará, ainda, com descentralização de recursos para as escolas a partir do programa Dinheiro na Escola Paraense. A iniciativa será criada por meio de Projeto de Lei.
Na lista de ações contam também a instituição do Centro de Inovação e de Sustentabilidade Ambiental da Educação Básica (Ciseb), a garantia da alfabetização na idade certa, instituição da Rede Global de Jovens Pela Amazônia, que culminará na realização do Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, em agosto de 2024, para uma imersão de 10 dias na Amazônia paraense com estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil e de mais 50 países.
Serviço: As inscrições para o curso já estão abertas e devem ser feitas gratuitamente por meio da plataforma Avacefor, até o dia 7 de julho.