Ministro visita UsiPaz Cabanagem e destaca complexo como referência no Brasil
A visita teve como objetivo apresentar o funcionamento das Usinas da Paz e ações desenvolvidas para promover cidadania na comunidade
Cumprindo agenda na cidade de Belém, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou, na manhã desta quinta-feira (22), as instalações do maior complexo de cidadania do Brasil, chamadas Usinas da Paz, coordenada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
A visita foi realizada na UsiPaz Cabanagem, localizada em Belém, e guiada pela coordenadora geral do complexo, Ivanilda Vieira. E autoridades, como o secretário de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocencio Renato Gasparim; o secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, e o senador Beto Faro, acompanharam o ministro.
Segundo Wellington Dias, o motivo da visita é tratar de programas para tirar o Pará do mapa de fome do Brasil. “A Usina da Paz é um caso de sucesso para o Brasil. Inclusive, durante o meu governo, copiei o modelo para o Estado do Piauí. Conversei com as pessoas aqui no complexo e todo mundo aprova, por haver facilidades para vários serviços, como prática esportiva, qualificação profissional, cuidados com a saúde e de poder empreender com o apoio do governo integradamente”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Para o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, as Usinas da Paz são uma das maiores contribuições do governador Helder Barbalho para o Brasil. “O Pará foi o Estado que mais baixou os níveis de violência em todo o Brasil nos últimos ano e temos que avançar ainda mais. Precisamos expandir esse modelo para o país todo”, disse Inocencio.
Dados divulgados em março de 2023, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), apontam a redução de 40% nos indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação a março de 2019.
Referência - O programa de políticas públicas TerPaz tem sido visto como referência em todo país, por integrar saúde, segurança, ações sociais e cidadania a partir das escutas à comunidade, e pelos complexos humanitários, as Usinas da Paz, criadas em 2021 e com 9 unidades em funcionamento no Pará, divididas entre Belém e Região Metropolitana, e no Sudeste do estado. A previsão é que, até 2024, mais 40 Usinas da Paz sejam entregues à população paraense.
“É uma grande felicidade para nós podermos estar mostrando o investimento que está sendo realizado aqui. Conhecer cada atividade, como funciona e principalmente, nossa horta, é uma realização, pois somos referência no país”, ressaltou a coordenadora geral do complexo da Cabanagem, Ivanilda Vieira.