Fundação Cultural do Pará, junto com Apae, realiza oficina de bonecos no Curro Velho
O Núcleo de Oficinas do Curro Velho, integrante da Fundação Cultural do Pará, está realizando a oficina de Bonecos Folclóricos em Papietagem e Reaproveitamento de Materiais, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As aulas começaram no dia 12 de junho e se encerram nesta sexta-feira (23).
O objetivo da oficina é ensinar técnicas básicas para escultura de bonecos com temática folclórica utilizando como base estrutural canudos de jornal e reaproveitando materiais como garrafas pet, embalagens plásticas e tampinhas, pretendendo assim criar estímulos para que os alunos desenvolvam habilidades criativas, assim como noções de preservação do meio e desenvolvimento de suas capacidades multi-sensoriais.
A Apae é uma associação que, além de lidar com pais e familiares de pessoas excepcionais, atende toda a comunidade com ações de prevenção e tratamento do indivíduo com deficiência, promovendo ao mesmo uma melhor qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento.
Marcia Almeida, professora do projeto, fala sobre a importância da oficina. “O principal objetivo é a inclusão, pois através da oficina o usuário se apropria das competências e habilidades que irá adquirir para ser um artista, fazendo com que o usuário se coloque no lugar do criador, se tornando capaz de produzir uma obra de arte que não deve ser vista como algo distante, constitucionalmente falando é um exercício de cidadania”, informa a educadora.
Texto Jhullyele Santos/ ASCOM FCP