Adepará participa de Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária
Dois grandes e importantes eventos para defesa agropecuária nacional contou com a participação de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). O Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA) e o Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (Senagri) estão acontecendo em Belo Horizonte, Minas Gerais, e visam discutir estratégias, trocar conhecimentos entre os estados e trazer propostas para executar, com mais excelência, o serviço de defesa e inspeção sanitária animal e vegetal no Pará. Os eventos iniciaram nesta terça-feira (13) e seguem até a quinta-feira (15).
“É essencial para a ADEPARÁ participar de eventos como esses, onde agrega todas as instituições que executam a defesa agropecuária do Brasil, para que possamos definir estratégias de ação e prevenção para a defesa animal e vegetal no Estado do Pará, executando com mais eficiência o trabalho da Agência”, destacou o diretor geral e médico veterinário Jamir Macedo, que está participando do Fonesa.
Na Fonesa, estão sendo debatidos sobre a Influenza Aviária, a situação da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, fiscalização do comércio ambulante de mudas, Adesão ao SISBI-POV- inspeção de bebidas, plano estratégico para a retirada da vacina contra a febre aftosa, alteração que definem o diagnóstico da raiva dos herbívoros, entre outras temáticas importantes para a agropecuária.
Durante o Fórum, também foram definidos o presidente nacional e os presidentes das regiões, e para a região Norte, o diretor geral da ADEPARÁ, Jamir Macedo, foi o escolhido, que será responsável por levar ao Ministério da Agricultura e à Fonesa nacional, as demandas e estratégias comuns das Agências de Defesa da região.
SENAGRI
Durante o Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (Senagri), os temas como Agrotóxicos, bioinsumos, sanidade vegetal, adubos e fertilizantes, sementes, mudas, inovações tecnológicas para o setor e para o agronegócio, estão sendo abordados pelos participantes.
A participação da Agência de Defesa no Seminário objetiva agregar conhecimentos e definir estratégias no trabalho de controle, regulamentação e fiscalização de insumos no Pará, e realiza todos os esforços para coibir o uso desses produtos de forma indiscriminada e irresponsável.
A Agência fiscaliza cinco atividades da cadeia dos produtos agrotóxicos: comércio, uso, prestadoras de serviço, trânsito e unidades de recebimento de embalagens vazias. E, também promove treinamentos e qualificações, além de ações de educação sanitária.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das instituições federais e estaduais de assistência técnica, pesquisa e defesa agropecuária.