Projeto prevê atendimento mais seguro e rápido no Departamento de Trânsito
Inovações que garantem mais segurança e agilidade na prestação de serviços constam do Projeto Trânsito Seguro, que está em fase de implementação pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a fim de promover mudanças nos processos de habilitação, comunicação de venda e controle de placas e lacres.
Dentre as inovações está a CNH Segura, que vai incluir a biometria em todas as fases do processo de habilitação, tanto para o candidato, quanto servidores e colaboradores do procedimento. O cadastro biométrico é um método já adotado pelo órgão para o usuário. A meta é estender a obrigatoriedade, em cada fase do processo, também aos médicos e psicólogos que realizam os exames, servidores administrativos do Detran, avaliadores das provas teóricas e práticas, funcionários e ministrantes das aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
A biometria é um ponto em comum nas inovações previstas, ressalta a assessora técnica do Detran-PA, Ana Carolina Machado. “Com a implementação da biometria nestas três frentes poderemos ter um controle maior com relação à segurança, e eficiência nestes processos”, acrescenta.
Outra medida do projeto é a “Comunicação de Venda Eletrônica”, destinada a conferir maior agilidade e segurança, por meio de um processo eletrônico mais eficiente. Até o momento, a comunicação é feita por um formulário entregue ao protocolo do Detran, com a documentação exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
"Os cartórios terão comunicação direta com o Detran neste novo modelo de comunicação de venda. Através de um sistema informatizado, que também contará com a biometria para a garantia de idoneidade, ele fará a comunicação diretamente ao órgão no momento do reconhecimento das assinaturas, não sendo mais necessária a vinda ao Detran para realizar este procedimento", explica a diretora-geral do Detran, Andrea Hass.
Acompanhamento - O Controle de Placas e Lacres visa proporcionar maior segurança, gerenciamento e controle ao processo de emplacamento, que envolve fabricação, armazenamento, distribuição e comercialização destes itens. Será feito um acompanhamento eletrônico pelo órgão de todas estas etapas, a fim de garantir segurança ao processo.
O Projeto Trânsito Seguro está em fase de definição do cronograma e aprovação do plano de trabalho. A atual gestão do Detran prioriza sua implementação, a fim de melhorar o atendimento ao usuário. “É importante ter em mente melhorias concretas no avanço da comodidade ao usuário, e esta é uma das prioridades do Detran neste momento”, garante Andrea Hass.