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VALORIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO

Escola de Governança participa de formação no Japão, da Agência de Cooperação (JICA)

Órgão estadual apresentou o trabalho “Projeto escolar e redes inovadoras: educação além dos muros institucionais”, nesta segunda-feira (29)

Por Isabela Quirino (EGPA)
29/05/2023 14h37

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) participou durante o mês de maio da formação “Capacitação de governos locais para o desenvolvimento com experiência de treinamento em participação comunitária”, realizada no Japão. A capacitação é um programa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e, nesta segunda-feira (29,) a EGPA apresentou o trabalho “Projeto escolar e redes inovadoras: educação além dos muros institucionais”.

O projeto, selecionado para a imersão técnica, concorreu com mais de 280 iniciativas de todo o Brasil. “Acredito que este convite é um reconhecimento do trabalho que a EGPA desenvolve na consolidação da cultura de inovação no Estado do Pará. A educação continuada é parte essencial para a atualização dos servidores”, destaca a diretora geral da EGPA, Elisangela Jorge. 

A capacitação é uma ação da Agência para atendimento das demandas dos países em desenvolvimento por aprender com as experiências do Japão na melhora da governança de seus estados, estabelecendo um sistema de serviço público sólido como base da administração pública. Está voltada para fomentar o desenvolvimento de recursos humanos, institucionais e o ambiente político geral dentro do qual os governos locais, como organizações de serviço público, operam e interagem.

Redes inovadoras

Enquanto Escola de Governança, o projeto apresentou metodologias educacionais para serem trabalhadas nos eixos de letramento digital, letramento político social e letramento de empreendedorismo financeiros, estando alinhado com as ODS 2030-ONU.

“Esta foi uma experiência e proposta iniciada pelo Laboratório de Inovação fomentando a parceria público-privado e a comunidade como protagonista na participação do plano de ação e protagonizando a continuação sustentável do projeto”, explica o coordenador de Ensino a Distância da Escola, Reinan Abreu.