Seaster entrega benefícios para famílias atingidas pelas enchentes em Paragominas
Sessenta e sete famílias afetadas pelas enchentes no municipio de Paragominas receberam o benefício eventual, um auxílio no valor de um salário mínimo, fornecido pelo período de três meses, para vítimas de calamidades. Ele integra o Sistema Único da Assistência Social (Suas).
“O benefício eventual é uma resposta imediata para casos de calamidade e vem para dar suporte para estas famílias principalmente para alimentação e domicílio. É a fase inicial para que elas possam ir retomando a sua vida, até atingirem a normalidade”, explicou Ana Cláudia Costa, secretária adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“Esse dinheiro vai ajudar a gente nesse momento de desespero, ajudar para alugar uma casa, comprar os mantimentos ou alguma coisa que a gente necessitar. É o início para retomarmos para uma vida normal”, afirmou Antonio José, um dos beneficiados.
Ruth Campos, diretora de renda, cidadania e combate à pobreza da Seaster destacou que o Governo do Estado está trabalhando para que todas as famílias atingidas possam ser beneficiadas. “O benefício é exatamente para cumprir esse papel junto aos municípios, de apoiar as famílias que foram afetadas”, destacou. Ela explicou que essas famílias podem solicitar o benefício por meio de cadastros realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e também pelos CRAS, onde é feito um estudo social para que o benefício seja distribuído.
A vice-prefeita de Paragominas, Mozimeire Costa, destacou que a ideia é fortalecer a relação do município com o Governo do Estado e estender o auxílio para outras famílias. “A nossa intenção é continuar realizando este cadastro, esta avaliação, para atender outras famílias que também estejam precisando desse suporte”, afirmou.
(Com a colaboração da Ascom Prefeitura de Paragominas)