Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Professores são qualificados para atender aluno com autismo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2018 00h00

Com o tema “Tempo de conhecer, momento de transformar” começou nesta terça-feira (8) a jornada pedagógica da Unidade Seduc na Escola (USE) 7, em Belém. Professores e técnicos participam do evento, que qualifica profissionais para o atendimento especializado na educação especial, com ênfase no Transtorno de Espectro Autista (TEA).

O Pará possui 7.983 alunos atendidos pela educação especial, matriculados regularmente na rede estadual de ensino. Destes, 1.187 possuem Transtorno de Espectro Autista. Para oferecer esse atendimento, há 1.700 servidores atuando na educação especial, em salas com recursos multifuncionais, dentro de unidades, centros e núcleos especializados, além de outras instituições conveniadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na jornada, cerca de 50 pessoas assistiram à palestra ministrada por Felipe Linhares, coordenador do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Transtornos do Espectro do Autismo (Natee), sobre o papel dos profissionais na educação de pessoas com autismo.

Formação - A USE 7 atende 12 mil alunos, distribuídos pelas 19 escolas da rede estadual localizadas nos bairros da Marambaia, Médici, Jaderlândia e Souza. “Nosso objetivo é levar conhecimento para o professor que atua diretamente com alunos que necessitam de um atendimento especializado. Pretendemos realizar outros eventos para formação dos profissionais que atuam nas 19 escolas que integram a nossa USE”, informou a gestora da USE 7, Selma Azevedo.

Segundo a professora Maria Helena Porpino, que há 19 anos atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), a jornada é importante para qualificação profissional, já que “o TEA ainda é um assunto delicado e pouco conhecido por algumas pessoas. Então, participar de jornadas como esta, além de ser um momento de troca de experiências, é também fundamental para nos qualificarmos e aplicarmos em sala de aula as orientações que recebemos. Desta forma, estamos garantindo uma educação inclusiva aos nossos alunos”.

A jornada pedagógica será encerrada nesta quarta-feira (09), com palestras sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).