Funtelpa participa da posse de 19 membros da Academia de Letras de Ananindeua
Fundada em setembro do ano passado, a Alanin tem 40 acadêmicos, comprometidos em difundir as manifestações artístico-culturais do município
O presidente da Cultura Rede de Comunicação do Pará, Miro Sanova, participou da posse de 19 membros da Academia de Letras de Ananindeua (Alanin), na Região Metropolitana de Belém, nesta quarta-feira (19), no auditório 03 da Universidade da Amazônia (Unama), na Rodovia BR-316.
“É muito importante estarmos nessa solenidade, que é histórica para Ananindeua, um dos maiores municípios da Amazônia e do Brasil. Não podíamos deixar de prestigiar e dar esse apoio para o fomento da literatura paraense, que é de extrema importância para nossa sociedade. Afinal, esse é um dos papéis da Funtelpa enquanto emissora pública do Estado; fomentar tudo aquilo que alavanca o Pará”, ressaltou Miro Sanova, ao saudar os novos membros da Alanin.
Direito essencial - A Academia de Letras de Ananindeua - segundo município mais populoso do Pará e o quarto da região Norte -, foi fundada em setembro do ano passado, com o objetivo de fortalecer o livro e a leitura como direito essencial do indivíduo. A Alanin também visa difundir as manifestações artístico-culturais do município.
“Hoje é o fechamento de mais uma etapa de uma instituição que já nasce forte, pois nós temos grandes escritores, e nós precisamos contar com várias parcerias, principalmente da Funtelpa, que é o órgão de comunicação e divulgação da cultura paraense. Por isso, temos certeza que vamos iniciar nossa caminhada de elevação da literatura paraense com o pé direito ao lado da Funtelpa”, afirmou José Maria Andrade Filho, presidente da Alanin.
A Academia de Letras de Ananindeua tem 40 membros. Após a posse dos 19 acadêmicos nesta quarta-feira, outros 21 deverão assumir suas cadeiras em breve. A cerimônia de posse contou com palestras especiais sobre os escritores Dalcídio Jurandir, patrono-geral da Alanin, e Felipa Aranha, patronesse-geral.