Feira Vocacional da Uepa orienta estudantes em Belém
A escolha pela carreira profissional a ser seguida nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, durante toda esta quinta-feira, 10, a Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu a visita de estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Belém. Cada graduação da Uepa tinha um estande no hall de exposição do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), tudo para que os estudantes pudessem conhecer mais sobre os cursos, a atuação dos profissionais formados e o desenho curricular das disciplinas.
Durante a Feira, os estudantes também podiam fazer um teste vocacional para descobrir as verdadeiras aptidões. Anderson Leonardo, aluno do terceiro ano da Escola Edmundo Queiroz, em Marituba, aproveitou a oportunidade. “Eu vim em busca de mais informações sobre o curso de Engenharia Ambiental, mas fiz o teste e descobri que tenho vocação para outros cursos também, como Medicina”, contou o estudante.
Os estandes foram organizados por professores e alunos dos cursos da Uepa, que soltaram a criatividade na hora de elaborar atividades interativas e dinâmicas que chamavam a atenção do público. Testes de tipagem sanguínea, primeiros-socorros, atividades de reverberação do som, apresentações musicais e até aulas de bioritmo estiveram entre os destaques da programação.
“Foi um trabalho muito árduo, mas muito recompensador. Estamos amando estar aqui dividindo a nossa experiência com os outros alunos. Como o nosso curso é novo, as pessoas não tinham conhecimento e chegam aqui atrás de mais informações”, explicou Ana Vitória Gouvêa, aluna do segundo ano de Relações Internacionais da Uepa, curso que participou da Feira pela primeira vez neste ano.
Promovido pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Uepa, o evento busca orientar os estudantes na escolha da profissão a ser seguida, já que nem todos os alunos identificam suas aspirações profissionais desde a infância. “O grande diferencial desse ano foi termos mudado de espaço físico. Antes o evento era realizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e aquele espaço não comportava mais porque a Feira cresceu. Com esse novo espaço é possível atender um público ainda maior”, disse a pró-reitora de graduação da Uepa, professora Ana da Conceição Oliveira.
A Uepa oferece, por meio do Processo Seletivo (Prosel), 25 cursos de graduação nas áreas da Educação, Saúde e Tecnologia, em cinco campi na capital e em 15 outros municípios do Estado. Para concorrer os candidatos precisam realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições iniciaram na segunda-feira, 7, e seguem até o dia 18 de maio.
“Neste ano a Uepa faz 25 anos e ela forma capital humano para o desenvolvimento do estado do Pará. A Feira Vocacional contribui para uma tomada de decisão mais qualificada e isso, ao longo do tempo, resulta em um menor número de evasão dos alunos de graduação no futuro, porque o aluno passa a conhecer previamente as características do curso a ser escolhido”, disse durante o evento o reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso.