Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc leva formação sobre a Base Nacional Curricular a Mãe do Rio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2018 00h00

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira, 10, no município de Mãe do Rio, no nordeste paraense, formação sobre o capítulo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC): "Corpo, gestos e movimentos", que trata da interação entre pedagogos e professores de educação física na alfabetização de crianças e no Ensino Fundamental Menor.

A programação, que reuniu cerca de 100 professores de Educação Física, Educação Infantil e do Ensino Fundamental Menor, no salão paroquial da igreja São Sebastião, é parte integrante da programação dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), que ocorrem até este domingo, 13, no município.

Rogério Cunha Coelho, especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade, facilitador da formação, destacou que a disciplina de Educação Física não pode mais ser aplicada apenas nas quadras, tem de estar vinculada à sala de aula. "E mais importante ainda, a avaliação do estudante não será mais feita com respostas sim e não no boletim. Quando se relatar o desenvolvimento da criança tem de se escrever o relatório comportamental descritivo, no cognitivo, afetivo e psicomotor", disse. A formação foi dividida em parte teórica e prática, com o desenvolvimento de dinâmicas de grupos.

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

A pedagoga Lucélia Duarte, professora da Escola Municipal Olavo Bilac, em Mãe do Rio, destacou que a interação do pedagogo com o profissional de Educação Física é fundamental, pois todos aprendem juntos e ainda valorizam o conhecimento um do outro. "Fazer a ponte, essa ligação e a troca de experiências traz, principalmente, benefícios para os alunos. E ter esse relacionamento é importante desde a educação infantil até a idade adulta, para o bom desenvolvimento da coordenação motora, incentivando as crianças a praticar os esportes", ressaltou.