Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Concurso da Santa Casa: cerca de 14 mil pessoas fizeram provas neste domingo (16)

O concurso C-217 oferta 250 vagas mais cadastro reserva, sendo 107 para o nível médio e 143 para o nível superior

Por Aluizio Guedes (IASEP)
16/04/2023 13h00

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (16/04), as provas para o concurso público da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA). O certame é para o provimento de vagas para cargos de níveis médio e superior. As provas foram aplicadas em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana de Belém.

O concurso C-217 oferta 250 vagas mais cadastro reserva, sendo 107 para o nível médio e 143 para o nível superior, em diversos cargos como assistente administrativo, assistente de informática, técnico de contabilidade, técnico de enfermagem, analista de sistemas, engenheiro civil, estatístico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e médico para várias especialidades. 

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e as grades de resposta das provas discursivas estarão disponíveis no endereço eletrônico da banca organizadora do concurso, a partir das 10h desta segunda-feira (17).

De acordo com o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (CETAP), que é a instituição organizadora do certame, cerca de 14 mil candidatos realizaram as provas, que tiveram cinco horas de duração, com questões objetivas de múltipla escolha e redação, que exigiu conhecimentos específicos da área escolhida.

“O concurso público da Santa Casa de Misericórdia do Pará, é um dos mais importantes para o Estado, pois a área da saúde merece maior atenção e investimento, e por isso, nos dedicamos para fortalecer ainda mais o sistema público de saúde”, enfatizou Elieth Braga, titular da Seplad. 

Bruno Carmona, presidente da FSCMPA, afirma que a iniciativa contribui para o fortalecimento do serviço de saúde pública, como também, para a valorização do servidor. “O concurso da Santa Casa é um marco para a atual gestão, e para o governo do Estado, visto que o último concurso realizado foi em 2007. Nesse momento, a gente contempla diversos profissionais que vão ser contratados, em grau de efetividade, para compor a nossa força de trabalho, valorizando cada vez mais o servidor, o serviço público, com entregas mais perenes para a nossa população, naquilo que a Santa Casa está destinada. Sem dúvida nenhuma, contar com este corpo de servidores, neste formato, garante uma estabilidade de emprego aos que forem aprovados, e garante também a continuidade dos serviços prestados ao longo do tempo”, afirmou o presidente. 

Evanilda dos SantosEvanilda Nascimento, contou como teve que conciliar os estudos com o trabalho. “Como trabalho atualmente, é difícil, porque a minha rotina é tanto diurna, quanto noturna, então é no período do intervalo, ou no descanso, que eu estudo. Pego esse tempinho para estudar, revisar, vou no ônibus revisando, quando dá tempo vou estudando, é assim, não deu para fazer uma preparação específica, ir para uma sala de aula, ter todo aquele acompanhamento, mas me preparei como pude”, explicou a concurseira.  

Para a candidata Franciane Cordeiro, o concurso da Santa Casa é uma porta para a realização de um sonho. “Me preparei muito, estudo em casa, faço simulados, faço curso on-line, e faço meu curso de técnico de enfermagem, e estou muito confiante para a prova de hoje. O meu sonho é trabalhar ajudando as pessoas. Tenho filho de 05 anos, sou mãe solteira, e uma das razões que eu tenho para trabalhar nessa área é o meu filho, minha maior motivação”, contou Franciane. 

Franciane VilhenaOs portões foram abertos, pontualmente, às 7h e a prova teve início às 8h horas. 

Critérios de Nomeações

As nomeações estão condicionadas ao preenchimento dos requisitos estabelecidos no edital, sendo, à ordem final de classificação dos candidatos aprovados no concurso público, à necessidade de serviço e à disponibilidade orçamentária-financeira do Governo do Estado do Pará. 

Os candidatos integrantes do cadastro de reserva poderão ser nomeados diante do surgimento de novas vagas ou de desistência de candidatos classificados dentro do número de vagas previstas no edital, seguindo a ordem classificatória e o prazo de validade do concurso público.