Projeto Trilhas Compartilhadas traz relatos da periferia e da Amazônia para Casa das Artes
Programação será sempre a partir das 18h, nos próximos dias 13 e 14, no auditório da Casa das Artes, no bairro de Nazaré, em Belém
Performance artística aprovada em edital da Fundação Cultural do Pará (imagem de arquivo) A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, anuncia nova etapa do projeto Trilhas Compartilhadas. O evento vai acontecer no auditório da Casa das Artes, nos dias 13 e 14 de abril, a partir das 18h. O encontro trará as propostas premiadas nos editais de anos anteriores, cujos proponentes farão relatos e ações sobre a proposição premiada, abordando suas experiências e projetos futuros.
No dia 13, a Casa das Artes vai receber a professora Lília Melo e seu “Papocast: uma história contada”. O trabalho traz o protagonismo juvenil periférico para o centro do debate. Lília Melo foi indicada ao Nobel da Educação, Global Teacher Prize e citada no livro "50 docentes que estão transformando a América Latina".
O projeto foi aprovado pelo edital “Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura'', na modalidade “produção e difusão”. Trata-se de um podcast de cinco episódios, contando histórias de meninos e meninas da periferia que dialogam para dissolver o muro existente entre a escola e a comunidade. A série foi disponibilizada nas plataformas de streaming de áudio, assim como no Youtube e Instagram.
“A minha expectativa é fazer desse momento uma oportunidade de fortalecer as redes entre os educadores em diferentes espaços de ensino. Infelizmente, os tristes acontecimentos de violência nas escolas tem forçado a comunidade escolar a refletir sobre o espaço de acolhimento, a garantia da sociodiversidade, a educação humanizada, a escuta ativa e a multiplicidade dos espaços de ensino aprendizagem”, explicou a professora.
No dia 14, Ingrid Gomes de Freitas vai falar sobre o “Ato-Poético em Cartografia: Entre Escavações, Margens e Curas”. O projeto consistiu em uma pesquisa e experimentação de poesias decoloniais (pensamento de libertação social, político, cultural e econômico), a partir de narrativas afro-ameríndias amazônicas.
Ingrid Gomes ressaltou que está com altas expectativas para o encontro. “Incrível ter mais este momento de comungar sobre este trabalho com artistas e pesquisadores amazônidas que com certeza, será uma partilha de incentivo a estudos em artes para todos nós. Além, de que acredito que este movimento seja muito importante para nossa comunidade artística de nos conhecermos enquanto fazedores de cultura no nosso estado”, expressou a artista.
O Coordenador de Artes Cênicas da Casa das Artes, Danilo Bracchi, destaca a importância do evento para o público-alvo dos editais. “É importante a presença dos artistas e pesquisadores para esse encontro generoso, compartilhado pelos premiados de 2022”, disse. A programação também prevê oficinas e/ou workshops durante os eventos.
Serviço
Trilhas Compartilhadas
Evento: Papocast: uma história contada
Autora: Profª. Lília Melo
Data: 13/04
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório da Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré
Evento: Ato-Poético em Cartografia: Entre Escavações, Margens e Curas
Autora: Ingrid Gomes
Data: 14/04
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório da Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, no bairro de Nazaré, em Belém.
Texto de Álvaro Frota / Ascom FCP