Mini Festival do Chocolate, Flores e Joias da Amazônia é sucesso de público
Evento, promovido por Sedap e Sedeme, aconteceu de sexta (31) a domingo (2) no Espaço São José Liberto
Antes de o Espaço São José Liberto, em Belém, ser aberto neste domingo (2), já havia fila para entrar, para participar do Mini Festival do Chocolate, Flores e Joias da Amazônia. O evento foi um sucesso de público, marcando o Domingo de Ramos em família com produtos de qualidade e brincadeiras para as crianças, como caça aos ovos, teatro e mini oficinas de chocolate.
O Mini Festival é uma iniciativa das Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), para fomentar o empreendedorismo do cacau, plantas e joias. O evento conta com a comercialização de produtos de empreendedores paraenses - bombons regionais, chocolates de origem, plantas ornamentais e peças artesanais, além da exposição de joias dos profissionais do Programa Polo Joalheiro.
Fernanda e Sarah Oliveira, mãe e filha, foram juntas para o Mini Festival, onde adquiriram flores e chocolates. Fernanda acredita que o evento é ótimo e já garantiu não só chocolates para a Páscoa como flores que de Sarah tanto gosta.
A aposentada Nereida Rodrigues elogia o evento. "Todos os anos eu venho. É uma maneira de se distrair, distrair as crianças e apreciar o que é belo da natureza, como essas flores lindas. Já comprei joia e chocolate, agora vou escolher as flores", contou.
Comerciante do segmento das flores, Juciléia Silva, de Santa Bárbara, falou sobre o sucesso das vendas. "Estamos vendendo bem. As que mais saíram foram as plantas ornamentais, os caládium e as begônias", enumerou.
Cacau - O Pará faz jus ao nome de maior produtor nacional de cacau. Os chocolates de origem, com o seu sabor diferenciado, enchem os olhos dos compradores. Por isso, dificilmente algum vendedor não estava atarefado nas vendas deste domingo. Pedro Henrique, da empresa Da Cruz, comentou que as vendas melhoraram a cada dia do evento, que durou de sexta (31) a domingo (2). O último dia registrou o pico de vendas. "Esse evento é importante para o crescimento das empresas", avaliou.
Já Antônia Rosileide Silva, de Ananindeua, é empreendedora do Delícias de Cacau da Antônia. A comerciante já participou de todos os Mini Festivais realizados, além de ter feito cursos fomentados pela Sedap e pela Sedeme. Nesta edição, mostrou em seu stand um produto diferenciado, voltado para o público diabético ou que quer comer um chocolate mais saudável. "Eu trabalho com barras que são recheadas com 80% de cacau e com o recheio zero açúcar ou teor mínimo, com uma grande variedade de sabores", explicou.
Evento - A engenheira agrônoma da Sedap e coordenadora do Mini Festival, Dulcimar Melo, ficou muito feliz com o resultado. "A presença do público foi primordial para as vendas serem tão boas no retorno desse evento, que já entrou no calendário dos paraenses", finalizou.
O Mini Festival contou com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado (Simineral), da Universidade da Amazônia (Unama), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) e da Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).