Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIAS DE FOLIA

Criatividade e inclusão marcam o primeiro dia de transmissão do carnaval na TV e Portal Cultura

Diversidade temática esteve presente nos enredos de escolas de samba. Exibição segue neste domingo (12), a partir das 20h.

Por Raiana Coelho (SECTET)
12/02/2023 15h00

Cinco escolas de samba do 1º Grupo do carnaval de Belém passaram pela avenida da Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, neste sábado (11), espalhando alegria, criatividade e uma lição sobre inclusão social, durante o segundo dia de desfile do carnaval oficial de Belém. Tudo foi transmitido pela TV e Portal Cultura, além das redes sociais, e segue com a exibição neste domingo (12), a partir das 20h.

O grupo de Afroxé Ita Lemi Sinavuru abriu a noite reivindicando, com muita representatividade, respeito às religiões de matriz africana. A festa seguiu sendo transmitida, no comando dos apresentadores Isidoro Calixto e Anna Paula Mello, e de convidados que estiveram no estúdio panorâmico montado na avenida, com os desfiles da Acadêmicos da Pedreira, que entrou na avenida falando sobre o tradicional bairro do samba e do amor.

A noite seguiu com a Embaixada de Samba do Império Pedreirense pedindo a inclusão de pessoas com autismo. A passarela do samba também abriu passagem para o Rancho Não Posso Me Amofiná, com o tema "A ilha das maravilhas e o mundo perdido dos Marajós". Já a Piratas da Batucada ocupou a avenida com o reforço de grandes mulheres, homenagem a partir da figura da ex-prostituta Lourdes Barreto. E, pra encerrar com chave de ouro, a “Deixa Falar” abordou o poder do beijo, mostrando histórias, romances e, claro, muito carnaval. 

A transmissão, além de valorizar e exibir a cultura nortista, oportunizou que paraenses que atualmente residem fora do Estado, pudessem matar um pouco da saudade do carnaval regional, como é o caso da família Nascimento que, pelas redes sociais do Portal Cultura pode se deliciar com a grande festa. “Do Rio de Janeiro morrendo de saudades do meu Acadêmicos. Um abraço para todos da família Nascimento”, declarou pelas redes sociais.

A mais de 4.700 quilômetros distante de Belém, José Ribamar também manifestou a saudade e satisfação em poder assistir a sua cultura mesmo estando tão longe. “Me criei aí na esquina do samba. Hoje tô morando em Balneário Camboriú (SC). Quanta saudade vendo daqui pela Cultura do Pará”, contou.

E, de mais longe ainda, Nilson Miranda marcou presença virtualmente para prestigiar a explosão de superação e alegria que as cinco agremiações mostraram na avenida do samba. “Assistindo da Suíça. Parabéns, Belém”.


Serviço:

Hoje (12), a partir das 20h, outras cinco escolas de samba do grupo especial irão se apresentar: Grêmio Recreativo Carnavalesco Os Colibris, Associação Carnavalesca Xodó da Nega, Associação Carnavalesca Bole-Bole, Escola de Samba da Matinha, Associação Cultural Recreativa Carnavalesco Império de Samba Quem São Eles.

Acompanhe, na televisão, pelo canal 2.1, e na internet pelo www.portalcultura.com.br., além do YouTube e Facebook do Portal Cultura.