Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO GRÁFICO

Gráficos são homenageados e descrevem processo de produção de serviços da gráfica da Ioepa 

Instituição, que imprimiu o primeiro Diário Oficial em 14 de junho de 1891, viveu todas as transformações com a chegada da tecnologia até a extinção das páginas impressas

Por Governo do Pará (SECOM)
07/02/2023 11h16

Em comemoração ao Dia do Gráfico, celebrado nesta terça-feira (07), a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) valoriza os profissionais da autarquia que diariamente cumprem as etapas de produção e impressão dos serviços realizados no parque gráfico para atender à clientela formada por pessoas físicas, empresas privadas e secretarias e órgãos do setor público estadual e municipal. Além da diagramação e impressão de livros pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, a gráfica da Ioepa oferece serviços de impressão de cartazes de diversos tipos e tamanhos, panfletos, certificados e folders.

Lotado no setor de encadernação, o gráfico José Mamede Silva dos Santos reconhece a importância da sua atividade dentro do serviço gráfico. “Cuidamos do acabamento de livros, revistas e qualquer tipo de impresso. Trabalho há muito tempo neste departamento, mas também já fui impressor do Diário Oficial. Exerço a minha função com bastante dedicação e gosto do que faço, afinal são 35 anos de profissão”, comentou ele.

Considerado um dos gráficos mais antigos da Ioepa, José Roberto dos Santos detalha o seu dia a dia de serviço no setor de editoração da Imprensa Oficial. “Recebemos da Editora o arquivo em pdf para fazermos a montagem das páginas e depois passar para a chapa na CTP, para ser impresso e ir para a encadernação até chegar ao cliente. Também fazemos a montagem do jornal e outros serviços do governo”, disse ele, que ingressou no ofício em 1965, incentivado pelo irmão, que trabalhava no setor de encadernação, e já atuou como ajudante de mecânico, linotipista, entre outras atividades.

O processo de produção gráfica na Ioepa é realizado desde o início das atividades da instituição, com a impressão do primeiro Diário Oficial, em 14 de junho de 1891. De lá para cá, houve muitas mudanças e transformações, até a extinção das páginas impressas, seguindo uma tendência mundial de eliminação do papel e modernização e a necessidade de novas funções à atividade gráfica, recebendo maiores demandas de livros da Editora Pública Dalcídio Jurandir, principalmente no período da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, quando o trabalho é mais intenso.

Os interessados em obter informações sobre os serviços gráficos da Ioepa devem procurar o setor de orçamentos que funciona na loja da autarquia. “O cliente deve apresentar todas as informações necessárias para impressão e, após o pagamento, o pedido do serviço segue para as próximas etapas de impressão”, explica a servidora Érica Cristina, do setor de Orçamento, ao informar que também há um setor da Editora responsável pela diagramação que pode instruir o cliente que precisa diagramar e imprimir um livro.

O gerente industrial Pedro Paulo Ferreira informa que as máquinas disponíveis no parque gráfico atendem a todas as demandas dos clientes, com impressões em quatro cores para livros, revistas, jornais, panfletos, entre outros. Há também máquinas bicolores e monocolores. “Temos uma máquina industrial de quatro cores com capacidade para 10.000 impressões por hora”, contou ele.

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, o processo de produção exige várias etapas, todas com suas especificidades para atender ao público com qualidade. “Nós aqui do estado do Pará, à frente da Imprensa, por orientação do governador Helder Barbalho, sempre buscamos um caminho que valorize os trabalhadores do serviço público, em especial nesse Dia do Gráfico, desse setor que é fundamental para o funcionamento da Ioepa”, declarou ele.

Serviço: Para ter acesso aos serviços gráficos, o cliente pode ir até a loja da Ioepa, localizada na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco, em Belém, de segunda a sexta-feira, das 08 às 14 h.

Texto: Viviane Tamyres/Ascom Ioepa