Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Tecnologia do Detran garante mais segurança na emissão de documentos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/06/2018 00h00

Desde a última quarta-feira (6) começou a ser feita em todo o Estado a coleta de dados biométricos com prontuário. A implantação do sistema, uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) para serviços da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), imprime maior segurança na emissão do Registro Geral (RG). O serviço foi implantado na Estação Cidadania do shopping Pátio Belém, em cerimônia da qual participaram o titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha, a diretora geral do Detran, Andréa Hass, e o delegado geral da Polícia Civil, Claudio Galeno.

A implantação do formulário digital é de responsabilidade da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que fará a biometria, foto e assinatura digital, para armazenamento em pastas virtuais. O contrato com a fundação é de responsabilidade do Detran, em razão do projeto CNH Segura, que garante maior segurança e celeridade nos processos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Ficamos felizes em fornecer para todo Estado o investimento em tecnologia que temos desenvolvido, facilitando a vida do cidadão e deixando o processo ainda mais seguro”, afirmou a diretora geral do Detran.

A partir de agora, todos os postos da Polícia Civil que tiverem o kit biométrico terão o prontuário digital. Os formulários de papel não serão mais usados, dando início ao processo do “RG Digital”. A concentração de informações servirá a todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública, contribuindo para os serviços de inteligência e investigação e no combate à criminalidade. “Além da comodidade ao cidadão, o sistema também auxilia na questão criminal, facilitando a investigação”, reforçou o secretário de Segurança. Em breve o sistema chega ao interior, para reforçar o combate à criminalidade em todo o Estado.

O novo procedimento oferece o compartilhamento de tecnologia entre o Detran e a Polícia Civil, por meio de um termo de cooperação técnica assinado no mês de maio. A tecnologia moderniza os registros de identidade já existentes por meio da integração do sistema biométrico do Detran, previsto no Contrato Administrativo nº 36/ 2018, com a Fadesp.