Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Em Belém, Seaster capacita trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social

Curso envolve profissionais dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Bragança, Cametá, Castanhal, Marabá, Marituba, entre outros

Por Camila Santos (SEASTER)
08/11/2022 15h02

Com o intuito de aperfeiçoar os serviços e ações desenvolvidas por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e agregar melhorias na execução dos serviços prestados, por meio dos municípios, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza, entre os dias 7 e 11 deste mês, mais uma edição do “Operadores do SUAS”, desta vez, em Belém, reunindo os municípios da Região Guajará e os demais municípios de grande porte.

O programa de capacitação utiliza princípios da Política Nacional de Educação Permanente e se estende a todos os trabalhadores, gestores e conselheiros do  Sistema Único de Assistência Social, para produzir, analisar e disseminar conhecimentos, e então subsidiar a instrumentalização dos servidores na execução da Política de Assistência Social por todo o Estado.

"O programa Operadores do Suas está dentro do que nós chamamos de política nacional de educação permanente do Suas, que trabalha a capacitação de trabalhadores e gestores que atuam junto ao controle social. O objetivo é melhorar os serviços e o atendimento do dia a dia da assistência social, por isso quando nós realizamos a capacitação, temos a preocupação de não parar o serviço da rede, logo os gestores vem com a missão de aprender e multiplicar o conhecimento lá na ponta, no seu município, no seu lugar de trabalho", destaca a coordenadora de educação permanente da Seaster, Léa Oliveira.

Para esta etapa, mais de 70 profissionais foram mobilizados, representando os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Cametá, Castanhal, Marabá, Marituba, Parauapebas, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará e Santarém.

Túlio Lobato é assistente social em um Cras do município de Belém. Ao participar do evento, ele reforça que a troca de vivências que o programa proporciona é importante para a execução eficaz dos serviços prestados nos municípios.

"Para nós, que trabalhamos na assistência social, a capacitação é fundamental. Ter um momento como esse é muito importante, porque além da abordagem sobre ética, violência, também temos acesso à realidade dos outros municípios, dialogamos sobre os desafios, as vivências, os avanços e trocamos ideias para também evoluir a nível regional e estadual. Retornamos para o municípios com conhecimento, prontos para então colocar em prática tudo o que foi ouvido e compartilhado com os outros colegas". 

Conforme a Seaster, a proposta da gestão estadual é estar presente em todas as regiões e assistir o Estado, através de políticas públicas. A política de assistência social também precisa ser executada a partir de suas especificidades, e cabe à Seaster ir até o município, levar informações e prestar o assessoramento para que gestores e técnicos possam executar a política de forma exitosa. Ao longo deste ano o programa "Operadores do SUAS" já atendeu 07 regiões e capacitou mais de 500 multiplicadores.