Colóquio da EGPA debate sobre a importância da formação de servidores públicos
O evento, que começou nesta segunda-feira (7), segue com programação até a próxima quarta (9)
Com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância da formação dos servidores públicos, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), por meio do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE) e do Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG), realiza na capital o V Colóquio de Governança Pública (CGP). Esta edição, que começou nesta segunda-feira (7) e segue até a próxima quarta (9), ocorre de forma híbrida, no Teatro da Estação Gasômetro e virtualmente, com o tema "A importância da formação no serviço público: tecendo diálogos acerca da qualificação dos servidores públicos no contexto atual".
“Há 5 anos, o Colóquio vem se consolidando no cenário local e nacional com a participação efetiva de servidores das esferas federais, estaduais e municipais, a exemplo de professores, alunos e pesquisadores. Temos uma média, por ano, de 200 participantes e 15 artigos. A novidade desta edição é que o melhor artigo em cada eixo da discussão será submetido à revista eletrônica da EGPA em 2023 e, caso aprovado, será publicado na 1ª edição do periódico”, ressalta o diretor geral da EGPA, Wilson Luiz Alves Ferreira.
O coordenador do CEPPE, professor Dr. Sérgio Castro Gomes, ressalta que o Colóquio é um evento técnico e científico que trará temáticas importantes, como a formação nos espaços de educação; empreendedorismo no setor público; o desenvolvimento de competências; cursos de formação de mestrado e doutorado; além de uma experiência da governança pública entre casos no Brasil e no México.
“O conhecimento no serviço público é fundamental até mesmo para construir novas habilidades e competências de servidores, que são desenvolvidas em eventos como esse e no dia a dia de trabalho. Queremos pensar, refletir e propor soluções às questões da sociedade”, pontua.
A gerente de desenvolvimento de pessoas da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Fúlvia Brandão, que participa do evento, afirma que os servidores devem ser multiplicadores do conhecimento adquirido no Colóquio em seus órgãos. “É muito importante ter esse olhar sobre como está sendo feita a qualificação do servidor para um melhor atendimento do público. Precisamos servir o nosso público da melhor forma possível. O Colóquio traz novos conhecimentos, novos olhares, para que a gente aprimore o nosso atendimento”, diz.
O evento é um espaço de discussão, proposição e disseminação de estudos e pesquisas focadas na governança pública, nos processos de inovação e nas relações entre as instituições do Governo do Estado do Pará e outras instituições públicas, setor privado e atores da sociedade civil. A diretora do ISEG, Gisele Miranda, destaca os frutos da valorização do servidor público.
“Nas pós-graduações, por exemplo, vemos os resultados desse investimento nos servidores, que colocam em prática os aprendizados nos órgãos que atuam. Queremos, cada vez mais, levar qualificação para os servidores públicos tanto das esferas municipais, como estadual e federal”, conta.
Programação - Nesta segunda-feira (7), além da abertura do evento, ocorre uma palestra do Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue (TCE-RS) sobre a importância da formação no serviço público; além dos painéis temáticos: ‘Escolas de governo como espaços de educação em empreendedorismo no setor público’, ‘Desenvolvimento de competências essenciais no serviço público: a importância do stricto sensu’, ‘Governança na Educação: Experiências Brasil e México’; e apresentação de trabalhos por eixos temáticos.
Na terça-feira (8), serão apresentados dois painéis temáticos, 'Governança no Serviço Público' e 'Governança na Educação como Mecanismo de Criação de Competências e Oportunidades para o Desenvolvimento Local: O Caso do Programa FORMAPARÁ', além dos resultados de pesquisa realizada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). Na quarta (9), serão apresentadas experiências de escolas de governo, do Legislativo e Judiciário.