Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Ioepa reforça compromisso para publicar quarta edição da coletânea "Saapeca"

Quarto volume da série abordará lendas e contos da Amazônia

Por Governo do Pará (SECOM)
04/11/2022 12h22

Diretora Carmen Lúcia, presidente interino da Ioepa, Moisés Alves, secretária executiva Victória Santos e coordenador Mailson Lima firmaram compromisso de edição de coletâneaO presidente interino da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Moisés Alves, recebeu na manhã da última quinta-feira (03) a visita da diretora Carmen Lúcia, da Escola Senador Álvaro Adolfo, de Ananindeua, para tratar da quarta edição da coletânea “Saapeca”. A reunião contou ainda com a presença do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Mailson Lima e da secretária executiva da editora, Victória Santos.

Segundo Moisés Alves, o quarto volume da coletânea já está na lista de publicações da Editora Dalcídio Jurandir para o primeiro semestre de 2023. “A escola veio buscar o apoio da Ioepa e para nós é importante incentivar parcerias com iniciativas educacionais que tenham a participação dos alunos, sobretudo, de escolas da periferia”, disse ele.

A terceira edição da coletânea, que contou com a participação de pelo menos 14 alunos e funcionários da escola, foi lançada na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em agosto de 2019. A obra apresenta uma coletânea de 54 contos e narrativas. Os textos e ilustrações são produções dos estudantes que são escolhidos por meio de uma seleção interna.

Segundo a diretora Carmen Lúcia, a quarta versão abordará lendas e contos da Amazônia e será mais uma oportunidade para publicar os textos dos alunos, por meio de um trabalho que incentiva também o hábito da leitura. “É um projeto gratificante e uma oportunidade que a gente dá a essas crianças de ler, redescobrir e reinventar a escrita. Desse projeto, já sairão muitos escritores e agora já vamos para a quarta edição da coletânea que é um sucesso, lido por mais de 700 crianças.

Texto: Viviane Tamyres Ascom Ioepa