Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Hospital Geral de Tailândia adere ao Outubro Rosa com realização de exames

Mamografias estão sendo ofertadas para incentivar prevenção ao câncer de mama na região

Por Governo do Pará (SECOM)
15/10/2022 11h00

Pacientes do HGT são recebidos com luzes na cor rosa para lembrar que outubro é mês de prevenção contra o câncer “Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer”. É com esse tema que ao longo deste mês, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no nordeste paraense, promove, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), ações em saúde nas Recepções, Central e Ambulatório, visando conscientizar as usuárias sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

No momento em que as mulheres ficam à espera de serem chamadas para as consultas, os colaboradores do HGT realizam um rápido bate-papo e entregam panfleto informativo aos participantes para que o evento seja mais didático e leve a informação às outras pessoas no lado externo do hospital. O GTH completa a ação de forma lúdica enfeitando a fachada do hospital com luzes na cor rosa; na mesma coloração temática, hasteou uma bandeira no mastro em frente à unidade hospitalar.

Segundo estima o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 20/21/22, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado em 61,61% de casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com o médico Marcello Ferreira, o sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. “A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso, é importante sempre consultar um médico para avaliação completa”, pontua o diretor técnico do HGT.

Ainda de acordo com o profissional, toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um Ambulatório, Centro ou Posto de Saúde para realizar o exame clínico das mamas, anualmente. Por isso, a mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo quando não há sintomas.

A paciente Ana Laura Rodrigues foi uma das pacientes contempladas na ação do HGT“Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença são fatores genéticos (mutações dos genes BRCA1 e BRC2) e hereditários, além da menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes às radiações ionizantes”, acrescenta.

Descentralização - A mamografia é um procedimento muito simples que consiste em um raios-X da mama e permite, assim, descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Para a prevenção e auxílio à saúde da mulher, o HGT proporciona este exame.

Maria Gorette Castro, à espera de uma consulta, participa da ação na Recepção CentralNeste mês alusivo à temática, serão aguardadas mais de 200 usuárias para a realização do procedimento. Apenas em outubro, a unidade hospitalar está recebendo abertamente o agendamento para a realização do exame de mamografia, diferente dos outros meses em que o agendamento somente é realizado através da Regulação. O serviço em saúde funciona de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h.

“Abrimos este mês para descentralizar a demanda de solicitações na região e também, dá oportunidades a mais mulheres para realizarem o procedimento incentivando a prevenção a este câncer. Basta ela vir ao hospital, na recepção do ambulatório, munida de um documento original com foto. No mesmo momento em que ela realizar o cadastro, esta mulher já será encaminhada à sala de exames. Diferente, nos outros meses, proporcionamos um determinado número de vagas”, pontuou Aldo Vasconcelos, líder de atendimento no HGT.  

Uma das contempladas com a ação, Ana Laura Rodrigues, de 52 anos, aprovou abordagem do tema alertando às mulheres dizendo que a prevenção deve ser lembrada todos os meses ao longo do ano.

“Excelente este trabalho do HGT em proporcionar não somente assistência aos usuários, mas também, conhecimento em saúde. Com certeza, muitas mulheres estão participando da ação sem conhecer totalmente o que é o câncer de mama; como prevenir. Sabemos que a informação é escassa no interior. Algumas moram em vilas afastadas, na zona rural, e o conhecimento as vezes não chega. Isso atrapalha no combate a qualquer doença”, ponderou a professora residente em Tailândia.

Em 2022, nos últimos nove meses, o HGT já realizou mais de 800 mamografias, uma média de 92 procedimentos por mês.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço - O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT