Usinas da Paz abrem espaço para o universo da cultura geek
Mais uma edição do Projeto ‘Conecta da Paz’ foi realizada na UsiPaz Cabanagem
Entrada da UsiPaz da CabanagemA tarde desta sexta-feira (14) foi movimentada na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. O espaço foi palco de mais uma edição do Projeto “Conecta da Paz”, uma parceria do governo do Estado com a Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia (Conecta), que levou uma programação especial sobre a cultura geek. A programação incluiu cinema gratuito, feira geek, sala de games, RPG e cosplayers.
“A Conecta é um evento que surgiu depois que a gente ganhou o Prêmio Aceleradora de Comunidade do Facebook. Nós somos o único coletivo da Amazônia que ganhou desde que esse programa existe, e a gente foi apoiado também pelo governo do Estado, logo no começo, com a Fundação Cultural do Pará, em março deste ano. Depois fomos convidados pela Secretaria de Turismo para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, e lá tivemos a ideia de expandir para os interiores, mobilizando as comunidades e trabalhando com processo de descentralização da cultura geek. Assim chegamos às Usinas da Paz”, informou Diego Borges, coordenador da Conecta da Paz.
Ele acredita que o projeto é uma grande comunidade que possibilita conhecimento e incentiva a cultura local. “É como a gente costuma dizer: a Conecta da Paz é um local em que a gente sai da nossa bolha e vai curtir a bolha do outro. São várias manifestações culturais, onde a gente tem desde feira de empreendedores culturais, atrações musicais, sempre fomentando o artista paraense autoral, porque queremos divulgar o material deles. Também temos sala de escritor paraense, entre outras iniciativas culturais. A gente estimula quem está produzindo e quem está tentando viver de cultura pop e nerd no Estado”, acrescentou.
Andrey GomesO empreendedor virtual Andrey Gomes viu no evento uma oportunidade de trocar experiência com o público. “Estar aqui nos dá a possibilidade de alcançar um público que geralmente não tem acesso a esses produtos e são carentes, tanto de cultura, quanto de acesso a essa cultura geek, que se concentra mais no centro de Belém. Então, pra gente enquanto loja é muito interessante. Apesar de ser virtual, é localizada na periferia, e ter esse contato com público e poder disponibilizar isso para eles é o mais importante desse processo”, disse Andrey, que expôs produtos “Action Figure”, que são pequenas estátuas e réplicas de grandes personagens do cinema e cultura pop.
Novas tecnologias - A cultura geek está fortemente presente na sociedade atual, principalmente entre os jovens. Os geeks também são pessoas adeptas de novas tecnologias relacionadas às diversas áreas do entretenimento, como computadores, games, livros, filmes e cultura pop em geral.
A estudante Beatriz Souza, 22 anos, moradora da Cabanagem, disse ter ficado feliz em saber do evento no próprio bairro. “Esse universo é mágico! Permite a gente extravasar e, às vezes, não ser a gente mesmo. Eu amo fazer. Comecei no ano passado e já fiz dez personagens. Tanto o universo de cosplay, geek, RPG, Kpop e Just Dance. É fantástico ver que a Usina da Paz também pensa na gente”, ressaltou Beatriz.
“Esse evento é importante porque os jovens têm seus nichos e características próprios e são atraídos por esses eventos, que refletem justamente a linguagem deles, o que eles gostam. A Usina da Paz também está aberta para esse tipo de evento, que reúne jovens adultos. É a Usina para todos”, afirmou Ivanilda Vieira, gerente-geral da Usina da Paz Cabanagem.
O projeto iniciou na UsiPaz Padre Bruno Sechi, no Bengui, e já se expandiu para outras unidades. Neste sábado (15), será a vez da UsiPaz Nova União, em Marituba, a partir das 10 h. Ainda em outubro, o “Conecta da Paz” chegará à UsiPaz Icuí-Guajará, no dia 22, as 10 h, e retornará à UsiPaz Padre Bruno Sechi no dia 05 de novembro, as 15 h.