Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro expandirá atendimento na Grande Belém 

Com mais de 68% dos serviços executados, as obras seguem dentro do cronograma previsto pela Sedop

Por Lilian Guedes (PC)
13/10/2022 10h00

Obras do Pronto Socorro da Augusto Montenegro já avançaram para 68% do total. Fotos: Paula Lourinho/ASCOM SEDOP Com o intuito de ampliar a assistência à saúde pública, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), está executando os serviços do Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro para que o atendimento nas unidades de Pronto Socorro da capital, como o Guamá e 14 de Março, sejam descentralizados e tenham melhor fluxo de atendimento. 

Iniciadas em junho de 2021, as obras já estão em 68% dos serviços executados em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados em diferentes níveis: térreo, pavimento superior, subsolo e estacionamento. O titular da secretaria, Ruy Cabral, destaca que o espaço vai oferecer comodidade e funcionalidade, com estruturas modernas e mais qualidade no atendimento.

“A construção de mais uma unidade hospitalar no município de Belém é de extrema importância para a saúde pública do nosso estado como um todo. A obra do Pronto Socorro da Augusto Montenegro vai trazer inúmeros benefícios, assistência e conforto, além de desafogar o fluxo de outros prontos socorros. Mais um ponto de auxílio para a população paraense”, disse o titular da Sedop, Ruy Cabral.

Com a entrega do novo hospital, a expectativa é atender os moradores do entorno dos bairros do Bengui, Mangueirão, distrito de Icoaraci e Outeiro. Fotos: Paula Lourinho/ASCOM SEDOP Localizado estrategicamente no Km 9, da avenida Augusto Montenegro, o novo Pronto Socorro vai atender a região do entorno dos bairros do Bengui, Mangueirão, o distrito de Icoaraci e Outeiro com serviços de urgência e emergência com 110 leitos disponíveis. Um recurso aplicado de mais de R$145 milhões de reais, oriundo do Tesouro Estadual.

A obra está com várias frentes de trabalho e mais de 330 operários para garantir o avanço dos serviços, tais como a execução da rede de drenagem, execução das rampas de acesso aos subsolos, instalações hidrossanitárias e locação dos anexos e muros de arrimo.

Mais de 330 operários estão envolvidos na construção da obra que irá beneficiar a população da região metropolitana. Fotos: Paula Lourinho/ASCOM SEDOP Dentre os trabalhos já executados estão a terraplanagem, escavação mecanizada, montagem de blocos de coroamento e cintas de amarração, concretagem de blocos, montagem de forma e muro de arrimo, da estrutura metálica, montagem da laje steel deck, e, atualmente, em execução com as instalações elétricas, hidrossanitários, climatização, impermeabilização de laje com manta asfáltica, montagem das escadas metálicas, execução da estrutura dos reservatórios elevados, locação dos prédios anexos (subestação, abrigos, etc.), e execução das rampas de acesso ao subsolo.