Construção de pontes de concreto transforma realidade de comunidades no Pará
Nos últimos três anos e meio, o Governo do Pará garantiu a construção de quase 13 mil metros de pontes em todas as regiões de Integração do Estado
Mais que construir estradas, o Governo do Estado também concentra esforços para garantir que as rodovias eliminem de vez a travessia por embarcações nos traçados das rodovias onde há rios. Somente nos últimos três anos e meio, estão sendo construídos quase 13 mil metros de pontes em todas as Regiões de Integração (RISP) do Pará.
Em construção direta pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) são 4.948 metros de pontes em concreto. Por meio de convênio, em parceria com as prefeituras, são 5.496 metros de pontes em concreto, e ainda 1.430 metros de pontes em madeira, totalizando 12.874 metros dessas estruturas em todo o Estado do Pará.
Em números absolutos, são 489 novas pontes que vêm transformando a vida de pessoas em diferentes Regiões de Integração do Pará. Entre os exemplos estão as dez pontes em concreto construídas na PA-462, em Augusto Corrêa, no nordeste paraense, a ponte Acará-Miri em Tomé-Açu, na PA-451, no nordeste do Pará, que foi reconstruída e ampliada no importante corredor logístico do agronegócio paraense e ainda a ponte Tambaí-Açu, em Mocajuba, também no nordeste paraense, que foi construída na vicinal Guaíba, corredor de produtos da agricultura familiar.
Ponte sobre o rio Meruú é um importante corredor logístico na cadeia produtiva do açaíO primeiro lote da PA-462, com 20 quilômetros, dos 45 quilômetros asfalto projetados, já foi entregue pelo Governo do Pará junto com as dez pontes em concreto. A estrada liga os municípios de Augusto Corrêa à Vila de Fernandes Belo, pertencente a Viseu. A pavimentação vai do trecho da BR-308 até a Vila Araí, em Augusto Corrêa, representando um investimento de R$ 55 milhões.
Para a professora Gelziclene Nogueira, moradora de Augusto Corrêa, a obra proporciona vários avanços ao município, garantindo o acesso às principais vilas, contribuindo, inclusive, com as ações de educação. "Antes, mais de 40 escolas, das 84 do município, tiveram suas aulas suspensas por falta de trafegabilidade das vias porque impedia a circulação do transporte escolar. Dessa forma, essa pavimentação está transformando a vida das pessoas, garantindo o direito básico à educação, que é de cada aluno chegar em segurança à escola, além de melhorar o escoamento da produção do município", destacou a professora.
A ponte João do Carmo Ponto sobre o Rio Tambaí-Açu, em Mocajuba, região do Baixo Tocantins, que foi construída em aço e concreto, é resultado de convênio firmado pela Setran com a Prefeitura de Mocajuba. A ponte foi erguida na estrada vicinal Guaíba, zona rural do município. Com 54 metros de extensão, a ponte é estratégica para o escoamento da produção agrícola. “Todas as pontes projetadas, ao longo dos últimos anos, trazem impressa a preocupação do Governo do Pará, não somente com a logística da produção, mas principalmente com cada paraense que vive naquelas regiões”, destaca o titular da Setran, Adler Silveira.
Entre as pontes entregues pelo Governo do Pará se destacam ainda as 3 pontes da Alça Viária: a ponte União (sobre o rio Moju), que foi reconstruída, e as pontes sobre os rios Guamá e Acará, que foram restauradas, e ainda a ponte Gérson Peres (sobre o rio Meruú), na PA-151, no Baixo Tocantins, importante corredor logístico da produção de açaí.