Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

HGT reforça cobertura vacinal para assistência mais segura a usuários

Unidade montou um posto de vacinação da Tríplice Viral e Hepatite B e orientou sobre as imunizações

Por Governo do Pará (SECOM)
23/06/2022 15h30

Em alusão ao Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, na última quarta (22) e nesta quinta-feira (23), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, montou um posto estratégico de vacinação dentro da unidade hospitalar com o objetivo de incentivar e conscientizar os colaboradores a imunizar-se. Foram ofertadas as vacinas Tríplice Viral e Hepatite B visando profissionais das áreas Assistencial e Administrativa.

A ação em saúde tem o intuito de vacinar 100% do quadro funcional, e assim, garantir também mais segurança na assistência aos usuários. Segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Emanuelle Cupini, a campanha visa a atualização do calendário vacinal dos profissionais. O evento foi organizado pelo SCIH e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A profissional reforçou a importância de o HGT realizar a campanha interna de vacinação. “Anteriormente, o colaborador deixava o local de trabalho para ir a outro ponto de vacinação. Mudamos para facilitar a logística de imunização deles, garantindo desta forma, que o colaborador não se afaste do local de trabalho”, ressaltou a enfermeira.

Uma das primeiras a atualizar a carteira de vacinação foi a técnica em Enfermagem Jeani Pereira. “Muito importante este posto no HGT. Isso facilita a nossa logística de vacinação, porque temos um dia corrido, e é complicado deixar o hospital com as tarefas por fazer e sair para outro local distante e receber as vacinas. Além do mais, é um incentivo aos colaboradores. Se a vacina está disponível aqui, não tem como deixar de atualizar a carteirinha vacinal”, analisou.

Para a usuária Maria Barros, de 33 anos, o esquema de vacinação no HGT é importante porque fortalece os profissionais. “Estar em dia com a vacinação é fundamental para qualquer ser humano, ainda mais para o profissional que atua na área da saúde. Eles trabalham dentro de um hospital, onde é cheio de bactérias e doenças transmissíveis. É proteção para o colaborador, para nós usuários e seus familiares”, destacou a moradora de Tailândia.

Essa é a segunda campanha em que a unidade hospitalar promove em 2022. No mês de abril, os colaboradores foram imunizados contra a Covid-19 (quarta dose ou atualização do calendário vacinal) e o vírus Influenza H3N2.

Estrutura

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

SERVIÇO

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto de Pallmer Barros