Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

PSRM discute diariamente estratégias de segurança para melhoria do atendimento de urgência e emergência

Encontros rápidos entre equipes assistenciais ajudam a prevenir riscos e garantir qualidade nos serviços de urgência e emergência

Por Joelza Silva (PSRM)
01/07/2025 15h24

Mantendo o compromisso de oferecer uma assistência em saúde com qualidade e segurança, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, implantou uma rotina de reuniões curtas diárias, conhecidas como Safety Huddles, para alinhar estratégias entre as equipes e aprimorar o atendimento na unidade.

Realizadas sempre no início de cada turno, as reuniões duram entre 10 e 15 minutos e reúnem lideranças dos setores assistenciais para discutir pontos críticos, como pacientes com maior risco de queda (Meta 6 de segurança do paciente), necessidades de manutenção de equipamentos e mudanças nos fluxos de atendimento.

"Esses encontros fortalecem o trabalho em equipe e criam uma cultura de prevenção de falhas. Ao compartilhar informações no início do dia, conseguimos agir com mais agilidade e reforçar a segurança do paciente", explica Lívia Palheta, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Segurança que o paciente percebe - Internado há nove dias para tratar uma infecção dentária, Adail José Nova Novais, morador de Bonito, elogiou a iniciativa.

"O atendimento aqui já é muito bom, os profissionais são atenciosos. Saber que eles se reúnem todos os dias para pensar em como melhorar ainda mais nos dá ainda mais confiança. Espero que outros hospitais públicos adotem essa prática", comentou.

Resultados e estrutura - Nos primeiros seis meses de 2025, o PSRM realizou 64.340 atendimentos de urgência e emergência nos setores adulto e pediátrico. Com 119 leitos distribuídos entre pronto atendimentos, internações e UTIs, a unidade também dispõe de seis salas cirúrgicas equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, incluindo técnicas minimamente invasivas, como as videolaparoscopias.

Conforme o diretor-geral da unidade, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, a prática tem impacto direto na experiência do paciente.

"O Safety Huddle melhora o trabalho em equipe e a integração multidisciplinar. O reflexo disso é um atendimento mais seguro e eficiente para quem chega ao hospital em busca de ajuda", afirmou.

Cultura de segurança - Mais do que apenas reuniões, os Safety Huddles são momentos estratégicos para promover uma comunicação clara e ágil entre os profissionais. A prática ajuda a reduzir erros, minimizar danos e criar um ambiente com foco em segurança, essencial para alcançar uma assistência hospitalar de qualidade.

O PSRM, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), funciona 24 horas por dia e atende casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia. A unidade é referência em urgência e emergência para Belém e região metropolitana.