Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEGADO DA COP30
English Version

Obras da Nova Tamandaré avançam e governo retira tapumes das quadras C e E

Além da construção do Parque Linear, os trabalhos também seguem na implantação do esgotamento sanitário

Por Denilson Almeida (SECOM)
01/07/2025 18h27

O Governo do Pará retirou os tapumes das quadras C e E da Nova Tamandaré, em Belém. Agora, quem passa pelo trecho entre as ruas Dr. Malcher e Ângelo Custódio já consegue ver de perto, o paisagismo e as áreas de lazer do novo Parque Linear em construção. Também está visível a obra de implantação do esgotamento sanitário, que vai melhorar a vida de quem mora na Avenida Tamandaré e áreas vizinhas. 

Os tapumes das quadras H e I também já foram retirados. Nesses trechos, estão em construção: quiosques, ciclovias, passarelas, playgrounds, espaço pet, academia ao ar livre e áreas destinadas à contemplação e eventos. No local, o árvores estão sendo plantadas e transplantadas, dando forma a uma nova paisagem urbana. 

Com 84% de execução, a Nova Tamandaré é uma das intervenções estruturantes que compõem o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro. O projeto busca integrar o canal à cidade, promovendo mobilidade, lazer e qualificação urbana em uma das regiões mais tradicionais de Belém, resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a população. As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Governo Federal.

Saneamento subterrâneo transforma a região

Paralelamente ao Parque Linear, a Nova Tamandaré vem recebendo obras de saneamento para garantir a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do canal. A infraestrutura, que não ficará visível à população por se tratar de uma intervenção subterrânea, inclui rede coletora de esgoto, demolição e recomposição de pavimento asfáltico, estação de tratamento de esgoto, estações elevatórias de esgoto e de águas pluviais e uma subestação com cinco comportas, para controlar o fluxo das marés no canal.