Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENERGIA LIMPA

Investimento do Estado em painéis solares beneficia comunidade quilombola em Oriximiná

Governo libera recursos para aquisição dos equipamentos necessários à captação da energia solar para as residências

Por Dayane Baía (ARCON)
21/06/2022 17h15

Comunidades quilombolas serão contempladas com R$ 403 mil para aquisição de equipamentos e painéis solares, em Oriximiná. Nesta terça-feira (21), o governador Helder Barbalho assinou a liberação de recursos durante agenda de trabalho no município do oeste paraense.

Sob a solicitação do deputado federal Beto Faro e da deputada estadual Dilvanda Faro, o recurso vai viabilizar o “Projeto Trombetas de Segurança Alimentar em Comunidades Tradicionais de Oriximiná”, que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Assistência, Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).Governador Helder Barbalho e o secretário Inocencio Gasparim: governo viabiliza Projeto Trombetas de Segurança Alimentar em Comunidades Tradicionais de Oriximiná

Os equipamentos de energia solar vão propiciar o funcionamento de refrigeradores em comunidades tradicionais, com a finalidade de garantir a conservação dos alimentos consumidos pela população, e outros benefícios do abastecimento de energia.

"É uma honra poder estar aqui com esse povo querido de Oriximiná, entregando placas solares para as comunidades rurais", ressaltou o governador.

São 22 comunidades remanescentes dos antigos quilombos e de caboclos ribeirinhos tradicionais vivendo na área de influência do Médio Trombetas: Abuí, Paraná do Abuí, Tapagem, Sagrado, Mãe Cué, Juquirizinho, Curuçá, Último Quilombo, Bacabal, Aracuã do Meio, Varjão, Pancada, Araçá, Jauari, Jauari 2, Jamaru, Jarauca, Santa Rita, Tapuá, Sacuri, Xiriri Santo Antônio e Boa Vista Cuminá.

Asfalto - Mais de R$ 10 milhões serão investidos em serviços de drenagem e pavimentação asfáltica no município de Oriximiná, que integra a Região de Integração Baixo Amazonas. O governador Helder Barbalho também assinou uma Ordem de Serviço que autoriza a pavimentação de 5 quilômetros de vias urbanas.

As obras são essenciais para a trafegabilidade, segurança, saúde, valorização dos locais e do comércio do entorno, além do incremento na qualidade de vida da população.