Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Adepará promove Dia 'B' contra a Brucelose em diferentes regiões

Ação quer garantir a sanidade do rebanho paraense, o terceiro maior do Brasil, com mais de 24 milhões de animais

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
07/06/2022 13h16

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) realiza nesta quarta-feira (8), em várias regiões estaduais, o 'Dia B Contra a Brucelose'. A ação, que como o nome sugere, dedica-se à conscientização de produtores rurais sobre a importância da vacinação contra a Brucelose, uma infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não inspecionados.

O Dia 'B'' quer prevenir a doença e garantir a sanidade do rebanho paraense, o terceiro maior do País, com mais de 24 milhões de animais. Além da vacinação do rebanho em propriedades rurais, neste dia também haverá programação voltada para a educação sanitária com palestras, cursos e Dia de Campo.

Em Abaetetuba, a programação conta com visita a propriedades para realização de vacinação e  ação educativa com alunos do Forma Pará, programa do governo do estado que tem o intuito de aumentar a oferta de cursos superiores em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e as prefeituras municipais.

Em Castanhal, no nordeste do Estado, as ações estarão concentradas na Fazenda Três Marias, localizada no KM 71 da BR-316, onde haverá programação com produtores rurais sobre boas práticas de manejo e de ordenha, certificação de propriedades e abertura de novos mercados para a produção paraense. O Dia de Campo contará ainda com a presença de crianças que irão acompanhar as atividades da fazenda. 

Em Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense, além da vacinação do rebanho, haverá atividades de educação sanitária com os produtores rurais e uma visita a um laticínio artesanal. Já em São Félix do Xingu, no sul do Pará, foi agendada uma visita a um laticínio e também aos fornecedores de leite.

Em São Geraldo do Araguaia, também na região sudeste do Pará, onde a principal atividade econômica é a pecuária, haverá vacinação fiscalizada e agulha oficial.

Na Ilha do Marajó, as ações pelo Dia “B” Contra a Brucelose serão realizadas ações de  educação sanitária com estudantes e ocorrerão nos municípios de Breves, Portel, Curralinho, Chaves e Afuá. 

Em municípios localizados no oeste do estado, haverá vacinação assistida do rebanho. Em Santarém, as atividades ocorrerão em propriedades da região e vão desde a visita a laticínios até a ordenha das vacas.

Para marcar o Dia B contra a Brucelose bovina e bubalina na Região Metropolitana de Belém, na sede da Adepará, haverá um estande com exposição de produtores de queijo que possuem registro na Agência. A intenção é mostrar como essa cadeia produtiva do leite precisa ser inspecionada e monitorada para garantir a qualidade desses alimentos. 

“Todas essas ações abrangendo o estado do Pará como um todo mostram o compromisso da Agência em promover uma pecuária saudável com propriedades livres de Brucelose bovina e bubalina e, assim, garantir a abertura de novos mercados para o agronegócio paraense”, afirma a médica veterinária Márcia Penna, Fiscal Estadual Agropecuária e gerente do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (GPECEBT).

Vacinação contra a Brucelose

Os produtores devem vacinar as bezerras de 3 a 8 meses de idade , uma vez na vida. A vacinação ocorre em duas etapas: A primeira etapa é realizada de 1º de janeiro a 30 de junho e a segunda etapa de 1º de julho a 31 de dezembro. A Adepará deve ser notificada da vacinação com a apresentação de atestado de vacinação fornecido por médico veterinário cadastrado na Agência, que é  órgão oficial de inspeção sanitária do estado.

A vacinação contra a Brucelose é obrigatória em todo o território nacional, por isso o trabalho de fiscalização e monitoramento da Adepará é fundamental para evitar prejuízos à pecuária paraense, já que sem vacinação o pecuarista não pode comercializar o gado. Outra exigência é que os médicos veterinários que aplicam a vacina devem estar cadastrados no serviço oficial de defesa sanitária animal do estado, que é a Adepará.

Os pecuaristas que não providenciarem a vacinação das fêmeas de 03 a 08 meses de idade podem ser multados. Atualmente, a vacina está disponível em 600 revendas existentes no Pará.

O que é a Brucelose?

A Brucelose é uma doença infecciosa que acomete muitos animais domésticos, silvestres e também o homem. Ela é transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não inspecionados. 

No site da Adepará estão disponíveis todas as  informações sobre o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose, as orientações para o cadastro dos médicos veterinários e os procedimentos para a aquisição das vacinas.

Mais informações podem ser obtidas sobre o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose, acesse aqui. 

Texto de Rosa Cardoso