Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FUTURO CERTAME

Consulta pública será a base para concurso nacional de Tradutor e Intérprete Público

No Pará, a pesquisa é realizada pelo Ministério da Economia e pela Jucepa, e será concluída no próximo dia 17 de junho. Formulário já está disponível na internet.

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
06/06/2022 15h27

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), do Ministério da Economia, e a Junta Comercial do Pará (Jucepa) abriram consulta pública para a elaboração do 1° Concurso Nacional para Tradutor e Intérprete Público. A pesquisa tem o objetivo de levantar informações acerca do número de interessados no Pará e os idiomas que devem constar do futuro edital do concurso, que será realizado em nível nacional.

O formulário é uma pesquisa prévia para o futuro certame, não sendo considerado uma pré-inscrição ao processo seletivo, e está disponível desde o dia 30 de maio de 2022 para preenchimento no site www.gov.br/drei. O término da consulta será no 17 de junho de 2022 (sexta-feira).

Concurso – A consulta será a base para o concurso, no qual o candidato realizará prova escrita e prova oral, com simulação de interpretação consecutiva, para avaliar a compreensão das sutilezas e das dificuldades de cada um dos idiomas. Além da aprovação no certame, para o exercício da função o candidato deve ter capacidade civil, ter formação superior completa em qualquer área do conhecimento, ter matrícula na Junta Comercial do local de seu domicílio ou de atuação mais frequente, entre outros requisitos.

Entre as atividades privativas do Tradutor e Intérprete Público estão traduções oficiais, quando exigido por lei; transcrever, traduzir ou verter mídia eletrônica de áudio ou vídeo, em outro idioma, certificada por ato notarial, e realizar, quando solicitados pela autoridade competente, os exames necessários à verificação da exatidão de qualquer tradução que tenha sido arguida como incompleta, imprecisa, errada ou fraudulenta.