Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

"Asfalto por Todo o Pará" mantém quatro frentes de trabalho na ilha de Mosqueiro

São 9,9 km com nova pavimentação asfáltica, em obras executadas pela Sedop

Por Giovanna Abreu (SECOM)
02/06/2022 09h13

“Agora o paraíso vai ficar completo. Aqui é um lugar quase perfeito de morar, muito tranquilo, pertinho da praia, o único problema eram as condições da rua”. A afirmação é de Rone Araújo, morador da rua Nossa Senhora de Santana, na ilha de Mosqueiro. O distrito de Belém, carinhosamente chamado de ‘bucólica’ tem, atualmente, quatro frentes de obras do Programa “Asfalto por Todo o Pará”, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), para a felicidade de Rone, que é mecânico.

“Tinha buracos em toda a extensão. Passar de carro, moto ou bicicleta era um desafio. E isso sempre foi motivo de tristeza para os moradores. Agora é só felicidade, vamos ter mais qualidade de vida e não precisaremos mais pisar na lama para chegar em casa”, comemorou o mecânico.

Ao todo, o distrito de Mosqueiro receberá 9,9 km de asfalto novo. Quatro frentes de trabalho estão sendo executadas simultaneamente. Além da Rua Nossa Senhora de Santana, o programa está nas Ruas São João, Variante e do Carmo. Cerca de 8,5 km de pavimentação asfáltica já foram concluídos. 

As obras no distrito representam um investimento de R$ 11,5 milhões, do governo do Estado, na melhoria da infraestrutura da ilha, um importante ponto turístico da capital paraense. A Sedop executa serviços de drenagem, pavimentação, calçada e meio-fio. Além destas vias em obras, já foram pavimentadas ruas nos bairros do Ariramba, Murubira, Mangueiras, Aeroporto, Praia Grande, Farol e Porto Arthur. 

“Estamos avançando com as obras para que o povo do Mosqueiro seja atendido nas suas necessidades, é um compromisso do governo do Estado, de garantir melhores condições de vida, melhores condições de trafegabilidade para aqueles que frequentam a ilha, para aqueles que moram na Bucólica. Isso valoriza as pessoas, tira o povo da lama no inverno, da poeira no verão, garante melhores condições de urbanização e valoriza também os imóveis”, ressalta Ruy Cabral, titular da Sedop.  

O agente comunitário de saúde, Oscar Lopes, passa pela rua Variante quase que, diariamente, e afirma que a via estava totalmente deteriorada. “Vai melhorar muito para a gente. O barro era muito liso, a gente acabava derrapando, eu mesmo já derrapei de moto várias vezes. As obras influenciam também diretamente na saúde da população. Antes, uma ambulância nem entrava aqui pra buscar alguém doente, além da limpeza, porque agora o caminhão do lixo pode entrar com tranquilidade e não ficará mais acumulado”, pontua. 

O engenheiro da empresa responsável pelas Ordens de Serviço das obras, Edemir Beltrão, explica que na rua Nossa Senhora de Santana são concluídos os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem superficial, com meio-fio e calçada; na São João, é finalizada a pavimentação asfáltica; na Variante, os serviços de drenagem, meio-fio e calçada; e na rua do Carmo, meio-fio e calçada. Ao todo, são 7,5 km de meio-fio e calçada. Desses, falta apenas a conclusão de 2, 7 km. 

“O programa tem uma abrangência muito grande e relevante para as comunidades, principalmente para aquelas afastadas dos grandes centros. Os moradores ficam muito satisfeitos com os serviços executados pelo programa ‘Asfalto por Todo o Pará’. A melhora de vida, de acesso, de transporte, dos bem-estar da comunidade é visível”, destaca o engenheiro Beltrão. 

A dona de casa, Edna Palheta, 40 anos, mora na Rua São João. Ela diz que ver essas obras saindo do papel é um sonho realizado para os moradores da ilha. “Aqui era uma rua sem condições. Todo tempo tínhamos que fazer mutirão para jogar aterro. Quando chovia formava um lamaçal, aguaceiro e era muita sujeira. Nunca ninguém tinha olhado para nós com esse cuidado, só podemos agradecer a Deus e ao governo. Só felicidade, está tudo de bom”, festejou Edna Palheta.