Procissão das Luzes fez o traslado da Imagem Peregrina neste sábado
O cabeleireiro Igor Costa, 26 anos, sempre teve um sonho de possuir seu próprio salão de beleza. Há três anos desempregado, ele pediu a ajuda de Nossa Senhora de Nazaré e conseguiu realizar seu sonho. Para agradecer a ajuda, ele caminhou de joelhos os 3,7 quilômetros de procissão na segunda maior romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Trasladação. Ele é parte dos aproximadamente 1,5 milhão de romeiros que acompanharam a procissão durante o sábado (13).
A Trasladação, ou procissão de luz, leva a Imagem peregrina do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral da Sé para a saída do Círio. Com percurso de 3,670 Km, a Trasladação faz o sentido inverso a procissão do domingo.
Diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai na Trasladação é a Berlinda – que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano a decoração do andor ficou a cargo de Paulo Morelli.
“ Estava perdido mas eu me ajoelhei diante de Nossa Senhora. Graças a ela eu consegui construir meu salão e bem ali, atrás da Basílica Santuário, por isso vale a pena todo o sacrifício”, ele comenta que não tem duvida que foi a auxilio da Santa que fez com que ele realizasse seus sonho. “A prova concreta disso foi que, com três dias de aberto, recebi a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora sem ter combinado nada com ninguém”, ressaltou.
Além dos promesseiros, a imagem de Nossa Senhora recebeu inúmeras homenagens durante o trajeto da procissão. Entre elas a homenagem do Banco do Estado do Pará (Banpara) com a cantora Jeanne Darwich sob uma chuva de papel picado e serpentina. Um coral da Fundação Cultural do Pará com 150 coralistas se apresentou na Trasladação na arquibancada da Presidente Vargas, esquina com a Osvaldo Cruz.
A Procuradora Geral de Justiça, Raquel Dodge, veio a Belém para assistir e conhecer o Círio de Nazaré. “É uma expressão harmônica e pacífica do povo que tem o único objetivo de pedir paz, amor e felicidade para suas famílias. É uma expressão maravilhosa. Eu estou absolutamente encantada”, destacou.
Geração de Renda – O vendedor Márcio dos Anjos, 45 anos, há 30 anos acompanha todos os Círios no Estado comercializando suas fitas, camisetas e adereços religiosos, mas o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é o momento mais esperado do ano. “O primeiro Círio acontece em agosto em São Domingos do Capim, é quando preparo meu material. Mas o momento mais esperado é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, do qual eu tiro minha maior renda. Com meu trabalho eu criei três filhos, um deles cresceu e trabalha comigo hoje”, comentou.
A estimativa do número de turistas que estão em Belém durante o Círio deste ano é de 80 mil, um aumento de 2,6% em relação ao número de turistas que estiveram em 2017, quando foram registradas 78,4 mil pessoas.
A previsão é de que o gasto médio dos turistas seja de aproximadamente 30,4 milhões de dólares. Esse valor representa um crescimento de aproximadamente 3% em relação ao total deixado por eles em 2017.
Segurança - Com o objetivo de atender a programação do Círio de Nazaré, os órgãos de segurança pública mobilizam um efetivo de cerca de 21 mil agentes, além de implementar novos mecanismos para a proteção de quem participa da quadra Nazarena.
“Estão sendo feito bloqueios de policias militares em três turnos. Estamos trabalhando desde as seis horas da manhã só encerrando neste domingo após a procissão”, comentou o Major Jarbas de Oliveira coordenador das operações da PM na trasladação.
O maior efetivo nas procissões é o da Policia Militar que vai dispõe de 4.247 mil policiais nas diversas procissões e eventos relacionados à grande festa paraense. O Corpo de Bombeiros Militar aparece logo depois, com 664 agentes, seguido do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com 164 agentes e a Policia Civil com 145 agentes.
As ações de segurança e atendimentos de urgência e emergência contaram com o auxílio de 20 plataformas instaladas e sinalizadas ao longo do percurso da Trasladação e do Círio.
Saúde - Um total de 182 servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem do 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estarão a postos em 11 das 12 manifestações religiosas contidas no calendário oficial do Círio de Nazaré. O esquema de atendimento terá o apoio dos voluntários da Cruz Vermelha e retaguarda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que será mantido pela Prefeitura de Belém.
Em todo o trajeto foram colocados postos de atendimentos com equipes formadas por 01 médico, 01 enfermeiro, 04 técnicos de Enfermagem e dois profissionais de apoio, além de uma ambulância para possíveis remoções para hospitais de retaguarda, quando houver necessidade.