Hospital Regional de Oriximiná realiza Semana da Farmácia com profissionais da região
Evento comemorou o Dia Nacional do Farmacêutico, profissional essencial para a saúde, e atuante em farmácias, hospitais e laboratórios
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) realizou, nesta terça-feira, dia 20, a segunda edição da Semana de Farmácia, com o tema “Farmácia Clínica na Amazônia” e o lema “Desafios e Inovações para a Segurança do Paciente”. O encontro reuniu farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia do município de Oriximiná e de cidades vizinhas, em alusão ao Dia do Farmacêutico.
A acadêmica de Farmácia, Franciane de Oliveira Sales, participou do evento e destacou a iniciativa. “O evento foi de suma importância para adquirirmos conhecimentos, pois ainda estamos nesse processo acadêmico para que possamos nos tornar profissionais de excelência. Me sinto muito feliz em participar”, afirmou.
A programação contou com palestras, mesa-redonda e momentos de troca de experiências entre os participantes. A farmacêutica, Talane Batista Loureiro, do município de Terra Santa, também contribuiu com o evento. “Tive a honra de participar compartilhando conhecimentos, falando sobre a intervenção farmacêutica no município de Terra Santa”, relatou.
Em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, Talane deixou uma mensagem aos colegas da região. “Desejo, neste dia especial, que todos os farmacêuticos da região da Calha Norte sejam cada vez mais valorizados e unidos, e que possamos fazer a diferença onde estivermos, dando sempre o nosso melhor”.
A organização da Semana da Farmácia foi realizada pelos farmacêuticos do hospital. A coordenadora do setor, Elen Juliane da Silva, observou: "A segunda Semana da Farmácia foi idealizada com o objetivo de apresentarmos as práticas clínicas desenvolvidas no Hospital Regional e promover a troca de conhecimentos relacionados à farmácia clínica com outros farmacêuticos da região”, explicou.
Referência na Calha Norte
Entregue em outubro de 2024, o Hospital Regional de Oriximiná é referência na região da Calha Norte em procedimentos de média e alta complexidade, com atendimento totalmente voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade dispõe de 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de estrutura moderna para a realização de exames laboratoriais e de imagem.
O hospital conta ainda com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, garantindo um atendimento integral e eficaz aos pacientes.
Texto de Uéliton Martins, analista de comunicação
