Capacitação para Pesquisa da UNB e Ministério da Saúde é realizada na Uepa
O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, convidou a Universidade do Estado do Pará (Uepa) para a realização de uma importante pesquisa na área do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). Foram 14 instituições escolhidas no Brasil e a Uepa está entre elas.
O objetivo da qualificação, intitulada: Implementação do Modelo Único de avaliação e valoração da deficiência: uma análise do processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) pelas políticas sociais brasileiras, é instruir profissionais da área de saúde a lidar com um instrumento que valide a avaliação da funcionalidade de pessoas com deficiência, incluindo crianças, adultos e idosos. As atividades são realizadas pela Universidade de Brasília (UNB).
Os pesquisadores da Uepa participaram da capacitação, ontem, 13. A programação segue até esta sexta-feira, 14, das 9h às 13h. O estudo desses profissionais ocorrerá em duas etapas: 1) à distância: as atividades na plataforma online poderão ser realizadas pelos profissionais em horários de sua preferência, com duração de 14h. 2) Presencial: serão capacitados no máximo 30 profissionais, em atividades de 15h.
Nesta edição, 20 profissionais do CER e 10 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estarão participando. No entanto, a divisão será de no mínimo 4 profissionais por serviço (CER), 2 profissionais de Equipes de Atenção Básica e 4 profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo 1 Caps adulto e 1 Caps infantil.
O Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) é um instrumento de avaliação e mensuração da deficiência que está em fase de validação para uso pelas políticas públicas brasileiras.