Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

União Europeia quer ampliar projetos em parceria com o Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

A ministra adjunta da delegação da União Europeia no Brasil, Claudia Gintersdorfer, disse que o Pará é um Estado estratégico não só por suas dimensões territoriais, a posição geográfica e relações comerciais. “Essa visão de preservação nos faz crer que acertamos na escolha do Pará. Queremos conhecer mais e discutir novas possibilidades de cooperação. A Amazônia é um tema que nos interessa muito, e temos projetos que também buscam a preservação da floresta”, reiterou a ministra, integrante do grupo de embaixadores dos países membros da União Europeia, que se reuniu com o governador Simão Jatene na tarde desta quarta-feira (12), no Palácio do Governo, em Belém.

As autoridades internacionais vieram ao Pará cumprir uma extensa agenda, dentro da programação anual dos chefes de Missão Adjuntos da UE no Brasil. O grupo pretende conhecer melhor as potencialidades do Estado e aprofundar oportunidades de cooperação e pesquisa já em desenvolvimento, relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.

“O nosso grande desafio na Amazônia é a busca da equação entre preservar e produzir/produzir e preservar. E só encontraremos essa resposta se entendermos a importância de uma tripla revolução, baseada no conhecimento, novas formas de produção e de gestão e governança”, afirmou o governador Simão Jatene. Ele também citou iniciativas como o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, espaço voltado ao estímulo à inovação, que contribui para a mudança de mentalidade e adoção de práticas sustentáveis.

 “A Amazônia contribui sobremaneira para o desenvolvimento brasileiro e mundial. Mas para isso só tem um caminho, que é promover seu próprio desenvolvimento. Essa aproximação estratégica é fundamental para trocarmos experiências, aprofundarmos parcerias e cooperações na área do conhecimento, para juntos construirmos cidades amazônicas sustentáveis”, acrescentou Simão Jatene.

Parceiro estratégico – A União Europeia importa do Pará principalmente produtos primários, agrícolas e minerais, e exporta produtos manufaturados, como máquinas, equipamentos de transporte e produtos químicos. Em 2017, a União Europeia foi o segundo destino das exportações do Pará (US$ 2,920 milhões), e o segundo lugar de origem das importações (US$ 165 milhões).

Como parceiro estratégico do Estado, em nove anos a União Europeia já investiu cerca de 565 milhões de euros em setores como manufatura, tecnologia da informação e comunicação, infraestrutura de internet e serviços de negócios.

A visita ao Pará faz parte da política de fortalecimento das relações entre o bloco europeu e o Brasil, que tem mais de 10 anos.

Agenda – Os embaixadores também se reunirão com autoridades municipais, acadêmicos e representantes do setor industrial, em Belém, e visitarão o município de Santarém (no oeste paraense), na próxima sexta-feira (14).

No sábado (15), o grupo conhecerá o barco-hospital Abaré, apoiada pela UE por meio do Projeto Saúde e Alegria, e a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.