Nova escola na Terra Firme amplia rede de ensino técnico em Belém
Construída dentro da área do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, para atender 900 estudantes do Bairro da Terra Firme, a Escola Estadual "Dr. Celso Malcher" foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (24), ampliando a rede de ensino técnico e médio na capital paraense. A cerimônia contou com a presença do governador Simão Jatene, da secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, e outras autoridades.
Foram investidos na obra R$ 8,8 milhões do Tesouro estadual. "Esse investimento é o retorno que damos aos paraenses, que são os verdadeiros financiadores dessas obras por meio de seus impostos. Nós somos apenas uma ferramenta para torná-las possíveis", lembrou Simão Jatene durante a inauguração.
A “Celso Malcher” é a oitava escola tecnológica do Estado entregue nos últimos anos - a segunda na capital. Outras seis escolas de ensino técnico funcionam nos municípios de Vigia de Nazaré, Oriximiná, Santarém, Curuçá, Marituba e Castanhal, contemplando as regiões nordeste, oeste e Metropolitana de Belém. Somente neste ano já foram entregues pela Secretaria de Educação (Seduc) 20 escolas de vários portes, resultado de investimentos superiores a R$ 30 milhões em reforma, ampliação e construção.
"Essa escola deve ser um espaço do saber cívico, e contribuir para uma sociedade melhor", destacou o governador em pronunciamento no ginásio da escola. A secretária Ana Claudia Hage frisou que "a educação não está só nas paredes; está no aprendizado”, e desejou “que a ‘Celso Malcher’ não seja apenas um prédio, mas um espaço de formação de futuros profissionais".
A nova escola faz parte de um programa de melhoria da infraestrutura da rede escolar, que contempla instalações e ampliação da oferta do ensino médio no interior do Estado, por meio de um sistema de aulas via satélite.
Cursos técnicos - Entre os cursos ofertados pela Escola Celso Malcher estão Informática e Segurança do Trabalho, Formação Inicial e Continuada (FICs) de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos e de Recepcionista, vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
"Toda a comunidade vai poder participar desses cursos. Teremos uma rotatividade de cerca de 900 alunos somente este ano, nos turnos da manhã e tarde. A previsão é que este número aumente em 2019, pois teremos turmas nos três turnos", informou Francisca Castro Ribeiro, diretora da instituição.
Caroline Nascimento, 16 anos, estudante do 1º ano do ensino médio, aprovou o novo espaço. "Agora temos laboratórios, quadra coberta e toda uma estrutura que dá mais motivação para estudar. Pretendo participar dos cursos técnicos", ressaltou.