Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Forma Pará realiza prova para o preenchimento de 1210 vagas no dia 1 de maio

Mais de 20 mil inscritos concorrem às vagas de nível superior ofertadas pela chamada 2022 do programa

Por Fernanda Graim (SECTET)
22/04/2022 18h33

No próximo dia 1 de maio, mais de 20. mil candidatos realizarão a prova do processo seletivo especial do Forma Pará para o preenchimento de 1.210 vagas nos cursos de nível superior ofertados pelo programa em 24 municípios por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O curso mais procurado pelos candidatos foi Enfermagem, em Bragança, com 3.984 inscritos; seguido por Pedagogia, em Marituba, com 2.290 inscritos; e Direito, em Alenquer, com 1.682 inscritos.

Lançado em 2019, o Forma Pará é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O intuito é aumentar a oferta de cursos superiores, unindo esforços do Governo do Pará com as Instituições Ensino Superior (IES) presentes no Estado e com as prefeituras municipais. "A meta inicial do programa era ofertar um total de quatro mil vagas em quatro anos, porém em sua quarta chamada, no ano de 2022, o Forma Pará supera em muito a meta, ofertando ao todo mais de 5 mil vagas nesses quatro anos de existência", explica a titular da Sectet, Edilza Fontes.

Os estudantes que irão realizar a prova do próximo processo seletivo terão que responder a 35 questões, sendo cinco de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Já a prova de Redação em Língua Portuguesa valerá dez pontos e consistirá na elaboração de texto em que serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.

Cursos e municípios

Pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), são ofertadas 400 vagas nos cursos de Bacharelado em Fisioterapia, em Conceição do Araguaia; Bacharelado em Enfermagem, em Bom Jesus do Tocantins, em Rio Maria, em São Sebastião da Boa Vista e em Bragança; Licenciatura em Pedagogia em Marituba e em Santo Antônio do Tauá; Licenciatura em Letras – Libras, em Marituba. Cada um deles tem 50 vagas.

Por meio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), são ofertadas 500 vagas nos seguintes cursos e municípios, sendo 50 vagas em cada: Agronomia em Jacundá, Baião, Augusto Correa, Igarapé Açu, Xinguara, Limoeiro do Ajuru e Santana do Araguaia; Engenharia Florestal em Pacajá; Zootecnia em Vitória do Xingu; e Medicina Veterinária em Portel.

Já pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a chamada 2022 do Forma Pará oferta 210 vagas nestes cursos e municípios: Arquitetura  e Urbanismo em Redenção e Canaã dos Carajás (40 vagas); Geologia em Rondon do Pará (40 vagas); Medicina Veterinária em São Félix do Xingu (40 vagas); e Pedagogia em Tucuruí (50 vagas). E pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) serão 100 vagas com 50 alunos em cada turma do curso de Direito, em Alenquer, e Licenciatura em História, em Óbidos.

No dia 15 de maio, será a vez dos estudantes realizarem a prova do processo seletivo especial que vai preencher as 190 vagas dos cursos que serão executados pela Universidade do Federal do Pará (UFPA). Os cursos ofertados são Sistema de Informação, em Oeiras do Pará (30 vagas); Geoprocessamento, no distrito de Outeiro (40 vagas); História, em Curralinho (40 vagas); Letras – Língua Inglesa, em Viseu (40 vagas); e Agronomia, em Pacajá (40 vagas).

Inscrições abertas

No dia 20 de abril, o Forma Pará abriu ainda inscrições para a prova do processo seletivo que irá preencher mais 150 vagas em três municípios. O novo edital diz respeito aos cursos que serão executados pelo Instituto  Federal do Pará (IFPA). Os cursos ofertados são Tecnologia em Agroecologia, em Moju; Bacharelado em Agronomia, em Santa Maria das Barreiras; e Engenharia de Pesca, em Breu Branco. Cada um deles com 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora de todos os processos. A data prevista para realização da prova é 29 de maio.

Universalização

No dia 7 de março, o governador Helder Barbalho anunciou que, até o meio deste ano, o Forma Pará estará presente em todos os 144 municípios do Estado, o que significa a universalização do Programa, contando com os municípios já contemplados nas chamadas de 2019, 2020 e 2021. Em outubro do ano passado, o Forma Pará virou lei, o que permite a sua continuidade ao longo dos anos. Além disso, o Programa agora está apto a ofertar cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Serviço - Os interessados em se inscrever no processo seletivo Forma Pará/IFPA podem acessar o edital completo e o link de inscrição.