Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Conceição do Araguaia completa 125 anos e recebe serviços de saúde do TerPaz Itinerante

Por Governo do Pará (SECOM)
14/04/2022 19h08

Nesta quinta-feira, 14 de abril, dia em que o município de Conceição do Araguaia comemora o aniversário de 125 anos, a população recebeu os serviços de saúde do TerPaz Itinerante. O Governo do Pará enviou a carreta do projeto TerPaz Itinerante, adaptada para que a equipe multiprofissional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizem os trabalhos. Entre os serviços ofertados, estiveram atendimentos médicos de várias especialidades, além de assistência a farmácia para dispensação de medicamentos prescritos durante a ação.

A equipe da Sespa também realizou testes de detecção de Covid-19, sífilis, hepatites B e C, vacinação para Covid-19, vacina tríplice viral e contra influenza. Foram feitas, ainda, ações relacionadas à saúde bucal, com atendimentos clínicos, palestras educativas e escovação supervisionada.

Para as pessoas com deficiência, a equipe realizou cadastros para recebimento posterior de cadeira de rodas e emissão de passe livre para os que têm direito. A dona de casa Maria do Socorro Pereira, de 56 anos, foi uma das beneficiadas. Ela se cadastrou para conseguir uma cadeira de rodas para o marido de 62 anos, que está em casa com dificuldade de locomoção por problemas na coluna. “Estou muito feliz com a presença da equipe de saúde do Estado aqui em nossa cidade. Meu marido está acamado com fortes dores na coluna, precisando com urgência de uma cadeira de rodas e não temos condições de comprar. Tenho fé em Deus que agora vamos conseguir através do governo estadual”, afirmou.

O prefeito do município, Jair Martins, elogiou as iniciativas do TerPaz Itinerante e falou sobre a parceria com o governo do Estado: "Considero essas ações muito eficazes e de suma importância para o povo, visto que o governador tem procurado trazer o governo cada vez mais para perto da população aqui do sul e sudeste do Pará. Ficamos muito felizes em ter a equipe de multiprofissionais aqui, principalmente hoje em uma data tão importante que é o aniversário da cidade", comemorou.

O projeto é uma realização do Governo do Pará, que leva serviços gratuitos de saúde do TerPaz, realizado na capital do estado, para outras regiões. Já foram atendidas as cidades de São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara e Conceição do Araguaia. Até 26 de abril, os municípios de Redenção, Cumaru, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Eldorado dos Carajás e São Geraldo do Araguaia também receberão as ações.

 “A nossa equipe multiprofissional realizou hoje quase mil atendimentos neste lugar tão acolhedor. Deixamos aqui os parabéns a todos da cidade e, se Deus quiser, em breve estaremos de volta para mais uma ação de sucesso”, disse Alessandra Amaral, coordenadora do projeto da Sespa.