Município de Acará ganha projeto que ensina canoagem a jovens e adolescentes
A cidade de Acará, no nordeste paraense, será a 6ª a receber o projeto que ensina canoagem para adolescentes a partir dos 13 anos. A capacitação de professores e técnicos ocorreu nesta semana, de 10 a 14 de setembro, e contou com 11 participantes. No total, o projeto já soma 400 alunos.
A capacitação é dividida entre aulas teóricas e práticas que ocorreram no auditório da Escola Municipal Nazaré Barros e no rio Acará, na orla da cidade. O treinamento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a prefeitura de Acará e a Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae).
“O objetivo do projeto é educacional. Você consegue agregar valor social e também revelar novos talentos a médio prazo. Já começamos a colher frutos em núcleos implantados em 2017”, afirmou Márcia Miranda, coordenadora do projeto.
O curso de capacitação chama a atenção dos profissionais de educação física. Como é o caso do professor Leandro Rafael, que é licenciado na área e diz como o curso de capacitação pode não só ajudá-lo como profissional, assim como a desenvolver a consciência de cuidado com o meio ambiente. “Todo conhecimento somado no processo de ensino e aprendizagem é de suma importância. Usar conteúdos de outras áreas do conhecimento que vão somar meu aprendizado na educação física é muito importante, pois além da área esportiva, podemos trabalhar sobre a importância da preservação do meio ambiente”, comentou Leandro.
O Pará Aquático é totalmente gratuito e tem como objetivo revelar talentos e colaborar com a formação de atletas de canoagem. O projeto atende adolescentes a partir de 13 anos e jovens até 18 anos, com núcleos em Santarém, Oriximiná, Senador José Porfirio, Portel e Conceição do Araguaia.