Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO

Em Bujaru, Estado beneficia 110 famílias de agricultores rurais com títulos de terra

O Iterpa, que emite o documento, desenvolve o trabalho de regularização fundiária em 17 comunidades do município

Por Ronan Frias (DETRAN)
25/03/2022 18h25

Governador Helder Barbalho e o presidente do Iterpa, Bruno Kono (d), ao lado de um dos agricultores beneficiadosAs ações de regularização fundiária realizadas pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), prosseguiram nesta sexta-feira (25) no município de Bujaru, na região Nordeste. O governador Helder Barbalho entregou os documentos a 110 famílias de agricultores familiares, que residem há décadas nas áreas tituladas.

Sobre a importância da regularização, o chefe do Executivo disse que “hoje nós estamos entregando títulos de terra para 110 famílias. Isso é regularização fundiária para a agricultura familiar. Assim podemos realizar o sonho da terra e da segurança jurídica sobre a propriedade”.

O documento emitido pelo Iterpa garante segurança jurídica aos proprietários e possibilita acesso das famílias às linhas de crédito em condições específicas.

“Cada vez mais o governo do Estado vem atendendo aos anseios da população. Hoje, o governador veio aqui trazendo títulos de terra e investimentos, e quem agradece é a nossa população”, afirmou o prefeito de Bujaru, Miguel Junior.Agricultora Tereza dos Santos mostra o título de propriedade

Os títulos entregues em Bujaru resultam do trabalho de regularização fundiária que vem sendo desenvolvido em 17 comunidades agrícolas da zona rural - Patauateua, Puxador, Castanheiro, Taperaçu, Curuçambaba, Santa Maria, Bom Intento, Santa Rita, Itabira, Igarapezinho, Vila Nova Cajuirá, Corintians, São José, Igarapé-Açu, São Raimundo, Providência e Mamorana.

Tereza dos Santos mora na comunidade São Raimundo e recebeu o título da terra. Com o documento em mãos, a agricultora informou que foram anos de luta. “Desde 1993 eu estou esperando esse título, que agora chegou. Eu e meu marido trabalhamos na agricultura, plantamos mandioca, criamos galinha, e tenho certeza que a terra agora é minha. Estou feliz finalmente”, contou.