Programa de Ensino do Abelardo Santos integra 100 estudantes de níveis técnico e superior
Com a integração dos novos alunos, neste primeiro semestre de 2022, a unidade hospitalar sobe para 432, o número de discentes em formação
Momento da programação de ambientação aos novos estudantes, com os profissionais da unidade apresentando o Abelardo SantosNo primeiro semestre de 2022, cerca de 100 estudantes do ensino técnico e superior serão inseridos no Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. Os alunos fazem parte de instituições de ensino conveniadas com a maior unidade hospitalar da Rede Pública do Estado, administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com a integração, o HRAS totaliza o acolhimento de cerca de 432 estudantes.
Para dar as boas-vindas aos alunos, na última sexta-feira (11), o Regional Abelardo Santos, promoveu uma programação de ambientação aos novos internos. Profissionais da unidade apresentaram as políticas, os fluxos e o funcionamento do Hospital. Além disso, durante o evento, os estudantes puderam conhecer uma parte das instalações, os serviços oferecidos pela unidade e o perfil de atendimento do HRAS.
Entusiasmo - A estudante do 9º período de medicina do Centro Universitário Unifamaz, Vittória Bigatão, de 22 anos, considera uma grande oportunidade estar em um hospital como o Abelardo Santos. “Minha maior expectativa é aproveitar cada momento, ensinamento e lição. Estou muito satisfeita em estar aqui, em lugar estruturado e com uma equipe multiprofissional e preceptores qualificados”, afirmou.
Satisfeita com o seu ingresso na instituição, a estagiária do curso técnico de enfermagem do Centro Educacional de Tecnologia da Amazônia (Cetam), Carla Rodrigues, de 38 anos, não poupou elogios à unidade e aos profissionais. “Tenho certeza que nesse período de aprendizado com essa equipe de profissionais do Abelardo Santos, vou crescer muito como pessoa e como profissional. Essa escola é a verdadeira: onde a gente pega o que aprendeu na sala de aula, e ver na prática”, declarou.
Equipe - Para o diretor técnico do Abelardo Santos, Paulo Henrique Ataíde, que também é preceptor de medicina, o Programa promove uma troca mútua entre estudantes e profissionais. “É algo maravilhoso: ensinar pessoas, estar junto, e aprender com eles também. A perspectiva é a mais fantástica possível, para estimular o aprendizado. Estamos trabalhando para que o Abelardo Santos se torne um hospital referência em ensino e pesquisa na região. É uma troca de experiência que todos ganham”, enfatizou Ataíde.
O plano dos estágios obrigatórios e não obrigatórios são definidos através de um planejamento pedagógico, entre o HRAS e as cada uma das unidades educacionais. Apesar do grande número, todos os protocolos de segurança são feitos para assegurar a integridade dos futuros profissionais. Atualmente, a unidade hospitalar não é, ainda, considerada um hospital-escola, mas segue vários parâmetros de um, como a sua infraestrutura, com salas de aula e laboratórios.
Programa - Conforme a analista do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Abelardo Santos, Keliane Reis, a carga horária, as especialidades, são feitas pelas instituições de ensino. “O aluno já chega com um plano de horário e aulas que deve assistir. A ambientação é o momento em que o aluno vai conhecer as pessoas chaves da instituição, os serviços que são oferecidos, podem tirar as dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer. Vários profissionais apresentam os trabalhos desenvolvidos na unidade e, assim, já iniciam os vínculos”, observou.
Infraestrutura - O diretor executivo do Regional Abelardo Santos, Marcos Silveira, reforçou que a unidade mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. “O maior hospital da rede pública do Estado, conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e mais salas de aula nos andares. Temos um prédio com equipamentos de ponta e, ainda, contamos com profissionais renomados no Brasil. Essa infraestrutura diferenciada vem contribuir com a formação dos estudantes que rodam no HRAS”, elencou o gestor.
SERVIÇO
As instituições com interesse em participar do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, podem entrar em contato com o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), no segundo bloco do prédio anexo ao Hospital.
*Texto de Roberta Paraense