Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

"Água Pará" já alcançou 145 mil beneficiados com quitação da fatura de consumo

São contempladas pessoas com consumo de até 20 mil litros mensais, em situação de vulnerabilidade social

Por Dayane Baía (ARCON)
21/01/2022 12h08

Programa garante quitação da fatura mensal para até 20 mil litros de água consumida por famíliaA Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) atingiu a marca de 145 mil famílias beneficiadas pelo programa "Água Pará", que garante a quitação da fatura mensal, em função dos efeitos socioeconômicos da pandemia.

Os beneficiários são pessoas com consumo de até 20 mil litros mensais, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa atinge cerca de 580 mil pessoas, considerando a composição familiar paraense.

O presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, coloca a água como recurso imprescindível para a sobrevivência das famílias e como o programa impacta nas vidas delas.

“O Água Pará é um dos maiores programas sociais já feitos no saneamento no país. Ele não é uma tarifa social, ele é efetivamente o pagamento, integral, da conta de água e esgoto de até 20 metros cúbicos para cada família carente no estado do Pará. Tem alguns pré-requisitos que são adotados, para a gente garantir que essa população é realmente a mais necessitada”, destaca o presidente.

De Angelis também comentou o alcance do número de beneficiados. “Isso é um contingente muito grande de pessoas que estão sendo beneficiadas pelo programa, que é de suma importância, principalmente agora, nesse período em que muitas pessoas perderam seus empregos, perderam seus negócios, estão passando necessidade. A água é um ponto fundamental para o desenvolvimento de um Estado, de uma cidade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O programa foi visualizado pelo nosso governador Helder como importante e assim nos apoiou e nos ajudou a implementá-lo, com recursos, para que a gente possa desenvolver o programa com tudo o que ele precisa e assim atender a nossa população do estado”, acrescentou José Antônio.

Emanuele Ramos é manicure e beneficiária do Água Pará, do Renda Pará e do Auxílio Brasil. “Você sabe que não é todo tempo que tem clientes para fazer unha, às vezes tem semana que sim, que não, e a minha mãe mora comigo e ainda não é aposentada. A gente vive do meu serviço de manicure e de uma vendinha de comidas típicas aos finais de semana”, comenta a autônoma.

A profissional reforçou a diferença que as ações fazem na vida das pessoas diante dos efeitos da pandemia que ainda são sentidos. “Isso [o programa] vai ser uma coisa bastante boa para nós, porque a conta vem quase R$50 todo mês e tem as outras despesas, então um programa desse, diminuindo esse valor, está ótimo. Da pandemia para cá, o negócio complicou bastante. Com esses programas, como o auxílio emergencial e o Renda Pará, isso que ajudou a gente por esses tempos. Aí agora aparecendo mais essa oportunidade da Cosanpa, para nós que não temos uma renda fixa, está bom demais”, pontuou Emanuele.

Programa

Em vigor desde setembro de 2021, o "Água Pará" prevê o custeio do consumo da água fornecida pela Cosanpa por dois anos. O beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e registrar um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos, apurado com base na média dos últimos seis meses. A conta já chega quitada na própria residência do beneficiário. Caso o consumo mensal ultrapasse os vinte metros cúbicos, o excedente é pago pelo cliente. 

Estimativa da Cosanpa é de que cerca de 580 mil pessoas foram alcançadas pelo ProgramaA Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) é responsável pela gerência e fiscalização do programa.

Para participar do Água Pará, é necessário ter inscrição no CadÚnico e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico, são clientes da Cosanpa ou querem ser clientes da Companhia, basta comparecer até um dos polos com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa (se já for cliente), comprovante de residência, cartão do programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico. O cadastro pode ser feito a qualquer momento em qualquer loja de atendimento da Cosanpa, nos 53 municípios atendidos.

Mais informações e lista de beneficiados estão disponíveis no site da Seaster https://www.seaster.pa.gov.br/